Educa Criança
planejamento diário

Dicas de Planejamento Diário: Ed. Infantil

 Um dia na Educação Infantil é composto por vários momentos, por isso a importância em ter um planejamento diário bem especificado. Para uma educação de qualidade devemos prestar atenção nessa organização do dia a dia, na tentativa de contemplar ao máximo os sete eixos norteadores do currículo da educação infantil (Identidade e autonomia; Movimento; Música; Natureza e Sociedade; Artes Visuais; Linguagem oral e escrita; Matemática).

A rotina é dividida entre as atividades organizadas pelos professores e aquelas pertinentes a faixa etária (soninho, lanche, higiene, pátio…). Mas mesmo as atividades pertinentes a idade são carregadas de intervenções pontuais dos professores para garantir a criança o maior proveito do seu tempo na escola para se desenvolver de modo integral.

É importante que as atividades programadas sejam variadas para não tornar o dia entendiante. Independente da temática a ser trabalhada é interessante que o dia de aula seja dividida ao menos entre esses momentos:

  •    Atividades Físicas: dançar, pular, correr, jogos e brincadeiras agitadas. Sempre buscando a autonomia.
  •     Momentos alternativos de maior elaboração: passeios, visitas de pessoas, teatro, atividades com música, contação de histórias…
  •     Momento de livre escolha: as crianças escolhem o que querem e tem um tempo para fazê-los do modo que melhor lhes agradem (montagens de jogos, brincadeiras de faz de conta, brincadeiras no pátio).
  •     Atividades Coletivas: propostas pela professora para estimular a interação entre as crianças (jogos sensoriais, motores, brincadeiras e rodas cantadas, histórias, rodinha).
  •      Atividades Gráficas: desenho, pintura, confecção de cartazes, colagem…..

Tabela de planejamento diário:

A tabela exemplifica os principais momentos de um planejamento diário na educação infantil.  Você pode acrescentar, inverter e tirar momentos conforme a realidade de sua turma. Por exemplo, um berçário pode ter dois períodos de soninho, e uma pré-escola mais de uma atividade em grupo. Você que decide o que é melhor.

 Este artigo te ajudou? Compartilhe conosco nos comentários.

Abraços, Shana Conzatti.

Recebas as novidades de atividades, projetos e brindes em seu e-mail, se inscreva em nossa Newsletter!

http://educacrianca.com.br/lojinha/

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: