projeto profissões

Projeto Profissões:”Para cada cabeça um chapéu”

Algumas professora pediram ideias para trabalhar profissões, aproveitando a data 1° de maio. Assim trouxe para vocês o projeto profissões : Para cada cabeça um chapéu. Espero que seja útil!

Projeto profissões: Para cada cabeça um chapéu

Justificativa:

Este projeto foi desenvolvido para turmas de 2 a 4 anos, levando em conta as necessidades de fantasiar e brincar desta faixa etária, tornado o assunto profissões algo mais concreto. E como uma forma de incentivar o colocar-se no lugar do outro. As atividades podem ser modificadas para crianças mais velhas.

Objetivos do Projeto:

— Propiciar que a criança experimente no faz de conta infinitas possibilidades de desenvolvimento social;

— Desenvolver conceitos sobre as profissões;

— Estimular a criação plástica e linguagem;

— Desenvolver a coletividade;

— Estimular a autonomia.

Atividades desenvolvidas:

1. Exploração de Chapéus:

Materiais: Diversos chapéus trazidos pelos alunos e professora para compor o acervo do projeto. (o material será devolvido ao final do projeto). Entre os chapéus pode ter toucas de cozinheiras e de médicos, bonés e boinas, gorros, chapéus de soldados e piratas, de fazendeiro…

Descrição: 1° Momento: Colocar todos os chapéus no centro da roda e deixar que a turma explore, experiente e brinque com os chapéus.  2° Momento: Sentar na roda com as crianças e os chapéus no meio. Questioná-los se elas sabem que profissões usam esses chapéus. Após coloque os chapéus em um lugar de fácil acesso para as crianças nas horas de brincadeiras livres.

2. Mímicas das profissões:

Descrição: Cada criança deve escolher uma profissão para representar, os colegas irão tentar adivinhar qual é a profissão. Quem souber a resposta deve pegar o chapéu específico desta profissão e por na cabeça.

3. Experimentando profissões:

Descrição: Essas atividades podem ser feitas em diferentes dias. Aproveite os chapéus das profissões para fazer ações referentes as essas profissões: Fazer um bolo com chapéu de cozinheiro, Plantar sementes com chapéu de fazendeiro, brincar de bombeiro, policial ou médico com os chapéus específicos.

4. Jogo das imagens:

Material: Imagens de diferentes profissões, com e sem chapéu.

Descrição:  Fale características das profissões: ex.: usa um caminhão vermelho, apaga o fogo… Até alguma criança adivinhar qual é a profissão e pegar a figura correspondente. Pode ser feito uma competição entre dois grupo, para ver qual advinha o maior número de profissões.

5.  Confecção de chapéus:

Descrição: Atividade planejada para crianças com desenvolvimento gráfico mais elaborado (alunos a partir de 4 anos). Entregue uma folha para cada criança e desafie-os a desenharem como seria os chapéus usados em profissões que não usam chapéus como professores, vendedores… Use as profissões dos pais das crianças como base para que elas criem seus desenhos dos chapéus.

Deixe que as crianças depois contem aos colegas o que desenharam e por que. A fala será mais interessante do que o desenho em si e poderá trazer discussões a sala de aula sobre novas profissões.

Observação: Para crianças pequenas essa atividade pode ser feita apenas de modo oral, e quem sabe, se pode construir um chapéu coletivo para representar uma profissão escolhida pela turma.

Gostaram das dicas de atividades? Conte nos comentários quais outras ideias você usou para trabalhar o dia do trabalho.

 

Este  projeto faz parte do e-book Educação Infantil – Projetos I. Confira o e-book completo com mais outras atividades deste mesmo projeto e mais outros assuntos.

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *