BRINCADEIRAS CALMAS

Mais uma seleção de brincadeiras calmas que podemos fazer dentro da sala de aula, estimulando aprendizagens de forma divertida sem necessitar muito espaço. Essas brincadeiras são boas para alternar com as atividades de folha ou que necessitam maior concentração, e também para momentos de descontração como semana das crianças.

 

Ideias de brincadeiras calmas:

Objetivos Gerais: Desenvolver oralidade, concentração, atenção, paciência e respeito ás regras. Estimular a interação e respeito aos colegas. Compreender suas habilidades. Estimular a rapidez de raciocínio, lateralidade, noção espacial, atenção visual e auditiva.

Objetivos BNCC:

  • Ed. Infantil: EI02EO02, EI02EO06, EI02CG01, EI02CG02, EI02CG03, EI02TS01, EI02TS03 – EI03EO01, EI03EO02, EI03EO03, EI03EO07, EI03CG02, EI03CG03, EI03TS01, EI03TS03
  • Ens. Fundamental I: EF12EF01, EF12EF02, EF12EF03 – EF35EF01, EF35EF02, EF35EF04 – EF15AR15

 

1) OLHA O JACARÉ:

Sente com as crianças ao redor de um lençol (ou tecido grande). As crianças seguram as laterais do lençol cobrindo seus pés e pernas esticadas para o centro. No meio uma criança, que é o jacaré, vai engatinhando enquanto as crianças cantam a música e sacodem o lençol. Quando a música termina o jacaré tem que puxar uma criança para baixo do lençol que será o próximo jacaré. As crianças para tentar fugir do jacaré, quando a música termina, podem soltar o lençol e se empurrarem para trás.

Música: Pé com pé, pé com pé, aí vem seu jacaré. Pé com pé, pé com pé, vai comer todo o seu pé!

 

2)  FANTASMINHA:

Divida a turma em dois grupos. Um grupo por vez sai da sala e escolhem uma criança para ser o fantasminha. Essa criança é coberta por um lençol. O grupo retorna para a sala e as crianças do outro grupo devem adivinhar quem é o fantasminha. E depois é a vez das crianças do outro grupo.

Para turmas com poucas crianças ou que se conheçam bem, do grupo de crianças só retorna o fantasminha e este deve rir para que as crianças do outro grupo descubram quem é a criança em baixo do lençol.

 

3) QUEM ESTÁ DIFERENTE?

As crianças sentam em roda, uma das criança sai da sala ou cobre os olhos. As crianças que estão na roda devem ficar todas na mesma posição, apenas uma criança ficará em posição diferente. A criança que estava fora retorna e deve descobrir qual a criança que está diferente.

Quanto maior a idade de seus alunos menos diferença no movimento deve ser feito, sendo apenas um detalhe e assim estimular mais a concentração e atenção aos detalhes.

 

4) ESPELHO:

Organize as crianças em duplas, uma criança de frente para a outra. Uma é o espelho e outra a pessoa. Tudo que a pessoa fizer, o espelho deve imitar (como em um espelho com os movimentos contrários). Se a pessoa falar o espelho deve fazer a movimentação da boca sem produzir som. Depois mude as crianças de papéis.

Essa brincadeira eles podem fazer sentados ou em pé, e fazerem movimentos de dança à frente do “espelho”.

 

5) ESCULTURA E PINTORES:

Divida as crianças em grupos de quatro ou cinco. Uma das crianças é a escultura e deve ficar em um posição engraçada ou diferente. Os outros são os pintores e devem desenhar o colega representando a posição do corpo da escultura. Eles podem desenhar em forma de palitos apenas para trabalhar a noção de onde cada membro está em comparação ao corpo. Vá mudando as crianças que são a escultura e os pintores.

 

6) JOÃO BOBO:

Organize um trio de crianças em que uma fica no meio. A criança do meio deve se balançar para frente e para trás (mantendo o equilíbrio), e as outras crianças o empurram levemente para frente e para trás, o segurando para não cair.

Converse com as crianças sobre o perigo de deixarem o colega cair de propósito, para evitar acidentes. E retire da brincadeira aqueles que não colaborarem. Se as crianças tiverem muita diferença de peso, coloque duas crianças em cada lado para segurar a criança que está no meio e assim dar mais segurança para todos.

 

7) MONUMENTO:

Divida a turma em grupos (trios, quartetos ou quintetos). Sorteie palavras que devem ser representadas por eles, por exemplo: Felicidade, paz, o patrono da cidade, o nome de um local famoso…. As crianças em conjunto devem tentar representar essa palavra com seus corpos como se fosse um monumento (uma estátua). Eles podem escolher usar os corpos para montar algo (como uma casa) ou todos podem fazer as expressões faciais….

Deixe a explorarem a criatividade de como representar cada palavra.

 

8) CORES E LIMITES:

Recorte grandes quadrados ou retângulos de papel pardo. Divida a turma em grupos por cores. Cada grupo inicia com um quadrado do papel pardo e uma cor de giz de cera. O professor conta até 10 ou mais, nesse tempo as crianças devem pintar as pontas de suas folha. Quando termina a contagem os papéis são trocados de grupo, e novamente se inicia a contagem e o grupo deve continuar a pintura a partir do que foi pintado anteriormente (das pontas para o centro).

A contagem e os papéis são trocados de grupo até que todo o papel seja pintado. Ganha o grupo que tiver mais quantidade pintada no total dos cartazes e que seguiram as regras. Ou seja, que não passaram o giz sobre a cor já desenhada e também não pintaram deixando partes “em branco”.

Para as crianças com idades menores faça a brincadeira dividindo a folha com canetinha para eles saberem até onde o grupo deles pode pintar, e observe qual grupo que conseguiu pintar seus espaços em cada folha.

 

9) HISTÓRIA COLETIVA:

Em uma caixa coloque vários objetos ou figuras (com temas diversos). Com as crianças sentadas em roda vai passando a caixa. Uma criança por vez pega um objeto/figura e deve iniciar uma história em que esse objeto/figura pareça. A criança ao lado pega outro e continua a história acrescendo o quê pegou. A assim se repete até que a última criança pegue o objeto e finalize a história.

Ajude seus alunos a manterem a coerência na sequência do que foi contado, e principalmente que o final faça sentido.

 

10) PEGA MAIS RÁPIDO:

Organize as crianças em duas filas sentadas, de modo que uma criança fique de frente para outra. Ao centro de cada duas crianças coloque uma bolinha de papel ou de plástico.

As crianças devem colocar as mãos sobre as cabeças enquanto toca a música. Quando a música parar as crianças devem tentar pegar a bolinha que está a sua frente. Ganha quem da dupla pegar primeiro a bolinha. Depois pode-se repetir a brincadeira várias vezes.

 

Dicas extras:

Algumas ideias lúdicas que podem ser realizadas em qualquer momento:

Gostaram dessas ideias? Mais ideias de brincadeiras para sala de aula, AQUI.

 

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Abraços, Shana Conzatti

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