atividades artísticas com folhas

Olhem que legal! Essas técnicas artísticas simples que encontrei vasculhando o Pinterest. Montei um texto dando dicas de como usá-las em sala de aula ou mesmo para aulas remotas, pois a criança consegue realizar quase de forma autônoma. As técnicas podem ser feita também para complementar o trabalho de outros temas desenvolvidos, além do dia da árvore, natureza, partes das plantas ou primavera.

Ideias artísticas simples da natureza:

Objetivos Gerais: Estimular a criatividade, trabalhar cores, desenvolver estilo estético, desenvolver a motricidade fina, trabalhar as partes das plantas, autoestima, autonomia.

Objetivos BNCC:

  • Ed. Infantil: CG (EI01CG05 – EI02CG05 – EI03CG05) TS (EI01TS02 – EI02TS02 – EI03TS02) ET (EI01ET02 – EI02ET01 – EI03ET01)
  • Fundamental: AR (EF15AR23, EF15AR04) CI (EF02CI06)

1) Pintura na toalha de papel:

pintura com papel toalha

Material: Copinhos ou tampinhas, tintas, conta-gotas ou canudo, papel toalha, canetinha, tesoura.

Coloque um pingo de tinta dentro de um potinho e complete com água. Abra uma folha de papel toalha sobre uma superfície que não manche (pode ser no chão do pátio/varanda ou sobre um papelão). Entregue os conta-gotas ou canudinhos para as crianças molharem na tinta e pingarem sobre o papel como desejarem. Aproveite esse momento de pintura para chamar atenção das crianças caso as cores se misturem e criem novas cores. E questionamentos sobre como elas acham que a gota vai se comportar: se vai escorrer para um lado ou outro e o quê acontece se molharem muito o papel… Usando a técnica para propor investigações científicas sobre o cotidiano. Depois desenhe folhas de árvores ou deixe a criança desenhar e recortar. Pendure essas folhas em galhos para formar uma árvore coletiva ou cole em uma folha de desenho e deixe a criança desenhar os galhos.

Para os bebês sente com a criança no colo e permita que molhem os dedinhos ou cotonetes na água com tinta e espalhem sobre a folha de papel, então corte a folha. As crianças maiores conseguem fazer toda a atividade sozinhas com alguma supervisão.

2) Pintura de folhas com cotonete:

pintura arvore com cotoneteMaterial: Folha de desenho, tintas, cotonetes, borrachinha de dinheiro ou durex.

Acho essa ideia linda, pois a criança enche sua árvore de flores e folhas como preferir, trabalhando a noção de simetria, espacial e harmonia. Entregue uma folha com apenas o caule e os galhos desenhados (pode ser uma imagem impressa ou desenhe com tinta escura).  Enrole alguns cotonetes com a borrachinha ou durex como na imagem, então deixe a criança mergulhar os cotonetes em diferentes tintas e ir criando sua árvore.

pintura árvore com dedo

Os bebês conseguem fazer essa atividade. Sente com eles no colo e entregue os cotonetes deixando que batam os cotonetes na folha. Já o Maiores podem realizar de modo autônomo, desafiá-os a desenharem os galhos antes da pintura.

Uma alternativa dessa atividade seria pedir para a criança usar as impressões digitais para formar as folhas e flore. Nessa versão, incentive a criança a testar todos os dedos e observar se o resultado (tamanho/forma) é o mesmo.  Além de analisar quais cores usaram e como realizaram as combinações entre estas. Ideia de dinâmica para a família com essa técnica, AQUI.

3) Folha de mãozinhas:

molde de folhas de mãosMaterial: Tintas, canetinha, tesoura, folha branca, pincel

Passe a tinta nas mãos das crianças com o pincel. Então as carimbe em uma folha branca quantas vezes desejar. Contorne as imagens com canetinha fazendo os veios ao meio como se fossem folhas. Por fim corte as folhas de mãozinhas e use para montar cartazes coletivos ou quadrinhos (ao colá-las sobre um prato de papel como na imagem).

Quanto mais velha a criança mais autonomia ela terá nessa proposta. Podendo pintar suas próprias mãos, desenhar os veios da folha e realizar o recorte. Ideia de jogo matemático com essa técnica, AQUI.

 

4) Guirlanda de folhas secas:

grilanda de folhas caidasMaterial: folhas de desenho, folhas secas de árvores, cola e tesoura.

Proponha para as crianças recolherem folhas caídas das árvores de seus pátios, parques ou encontradas no caminho à escola, ao mercado… Desenhe um círculo em uma folha de desenho, então oriente que a criança vá colando as folhas contornando o circulo. Depois de seco é só cortar a folha branca no contorno das folhas secas.

Nessa atividade pode-se colar na guirlanda fotos da criança ou topes. Prenda em cordões e decore a sala para a entrada da primavera.

 

5) Escultura de folha na massinha:

molde de folha na massinhaMaterial: Massinha de modelar ou argila, rolo de pão ou pedaço de cabo de vassoura, folhas grandes de árvore (de preferências as mais grossas com bastante veios).

Depois de a criança escolher quais folhas irá usar, forre uma parte da mesa com plástico. Deixe a criança abrir a massinha com o rolo ou com a mão. Ela coloca as folhas sobre a massinha e passa novamente o rolinho com força. Depois de que a folha estiver enterrada na massinha, puxe-a com cuidado e ficará marcado na massinha todos os detalhes da folha. Por fim, pode-se pintar essa escultura com tinta. Na argila, depois de tirar a folha puxe as bordas para cima formando uma fruteira, um vaso ou porta-chaves. Depois de seco a criança pinta,  servindo para decorar a casa ou mesmo dar de presente em dias de homenagens à família.

6) Árvore com retalhos de papel:

colagem de árvoreMaterial: Retalhos de papéis ou tecidos que sobraram de outras atividades, tinta escura, cola e tesoura.

Entregue uma folha com o caule e os galhos desenhados para as crianças pequenas pintarem com tinta, aos maiores deixe que eles desenhem essa parte. Converse sobre as partes das árvores questionando o quê está faltando no desenho.

Distribua sobre as mesas vários retalhos dos papéis ou tecidos que foram sobrando de outras atividades. E convide as crianças a completarem a sua árvore. As crianças podem cortar com a tesoura ou rasgar os pedaços de papéis para ficarem do acordo com os tamanhos e formas que desejarem.

 

7) Molduras de folhas:

carimbo de folhasMaterial: tinta, pincel, folhas secas e folha de desenho.

Deixe a criança juntar folhas secas do pátio ou parques. Coloque-as sobre uma folha de desenho, permitindo que  ela escolha como as folhas devem ser dispostas. A atividade é fazer o contorno das folhas com tinta e depois tirá-las para ver como ficou o desenho.

Se desejar ter maior firmeza no momento da pintura, cole um durex atrás da folhas secas e prenda na folha branca, assim não ficará deslizando enquanto a criança pinta.

Gostaram dessas ideias?

obs.: Veja nossos planos completos em nossa lojinha.

plano de aula sobre o meio ambiente

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: