vinculo familiar

Essa é uma dinâmica para fazer com os alunos ou toda a família, para mostrar que cada família ou indivíduo é único. E é justamente as diferenças que nos deixa mais interessante. Uma proposta que pode ser feita em reuniões iniciais de pais na escola, ou como forma de integração em momentos de junção família-escola. Também uma ótima dinâmica para primeiros dias de aula, principalmente para as crianças do Ensino Fundamental e Médio.

A dinâmica desenvolve as Competências Gerais 8 (autoconhecimento) e 9 (empatia) da BNCC, estimulando o convívio e respeito.

Toda família é única e linda como uma árvore:

Objetivos Gerais: perceber as diferenças como algo positivo, incentivar a integração entre as pessoas da família, autoconhecimento, autoestima, criatividade.

Material: folha de desenho, tinta, cotonetes ou rolinhos de papel higiênico, folha impressa mostrando apenas o tronco e galhos de uma árvore.

Opção 1: Integração familiar durante reunião escolar

No início de uma reunião com as famílias entregue para cada uma os materiais e proponha que façam as folhas e flores usando os cotonetes ou rolinhos de papel higiênico cortados.  Vá orientando que todos os membros da família participem da pintura. Ao finalizar coloque todas as árvores em um cartaz ou sobre uma mesa e deixe que observem. Então questione: alguma árvore é igual?

Use esses desenhos para falar como cada pintura ficou diferente e que causa isso o painel está tão bonito, cada árvore tem sua particularidade (com mais folhas, menos folhas, mais espalhada, mais colorida….). Assim como cada família é diferente e por isso tão bonita. Além de que em cada árvore, todas as folhas e galhos tão diferentes por terem sido construídos por tantas mãos, mas são todos sustentados por um mesmo tronco. A família é essa junção de pessoas diferentes que lutam por um mesmo objetivo: a educação dos filhos, o amor entre eles…

Para finalizar peça para cada família escrever no tronco da árvore aquilo que os une, ou seja, que é mais importante para eles e que eles se comprometem em realizar durante o ano.

Opção 2: Identidade e diversidade

Em uma primeira semana de aulas com crianças de 4 anos até adolescentes, ou em um projeto sobre identidade e respeito ao outro, entregue a árvore só com os galhos. E deixe que eles individualmente realizem a pintura com cotonetes ou os rolinhos de papel higiênico. Então, exponha todas as árvores para serem observadas. E assim, como na ideia anterior, comente sobre como cada pintura é única. Cada pessoa escolheu cores e modos de criar sua árvore de modo próprio. Saliente que a beleza está nessa diferença, assim como cada um deles é diferente fisicamente e internamente.

Convide cada criança a falar sobre as coisas que gosta de fazer compartilhando seus  com os colegas. Ao fim, aos maiores que já escrevem, podem colocar no tronco um sonho que desejam realizar neste ano (oriente que seja algo palpável como passar de ano, aprender andar de bicicleta, fazer amigos…). Pendure essas árvores em um cartaz da sala para relembrar as crianças das suas diferenças e seus sonhos e assim os incentivar a alcançar. Para os adolescentes, vá acrescentando novos objetivos em seus galhos, conforme o ano avance.

Opção 3: Integração familiar em casa (aulas remotas ou tarefas de casa)

Envie pra a casa das crianças a tarefa (por watts ou por um vídeo):

Tarefa: Em uma folha branca desenhar uma árvore com galhos. As folhas e flores serão feitas através de impressões digitais (mergulhe o dedo na tinta e depois na folha branca). TODOS os integrantes da família devem participar dessa pintura.

Marque um dia para a entrega das pinturas em um momento no qual as famílias irão mostrar suas produções (em vídeo, chamada online ou fotos). A partir das imagens proponha uma reflexão sobre as misturas das cores (combinações que cada família escolheu, e como uma mesma proposta gera resultados diferentes e igualmente lindos como é cada família). Comente também como em cada árvore há folhas (dedinhos) de tamanhos diferentes, assim como a família. Realizando uma discussão semelhante à da opção 1.

Gostaram dessa dinâmica? Me conte como seus alunos interagiram.

 

Dinâmicas extras:

 

atividades sentimentos

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

2 Comentários

  1. Parabéns! Pela criatividade, e por permitir que outras pessoas possam usar.

    1. Author

      Obrigada pelo carinho.

Deixe um comentário: