As bonecas Abayomi são uma tradição africana cheia de história que virou um símbolo da resistência africana contra a escravidão e os preconceitos. Sendo uma rica maneira de trabalhar a semana da Conscientização Negra com as crianças de pré-escola e séries iniciais, além de desenvolver a Competência Geral 3 (Repertório Cultural) da BNCC.
Ens. Fundamental: Artes ( EF15AR04, EF15AR05) e Português (EF15LP02, EF15LP05, EF15LP09 e EF15LP15)
Ed. Infantil: TS (EI01TS02 e EI02TS02 e EI03TS02) e EF (EI01EF03, EI01EF08 e EI01EF03, EI02EF04, EI02EF08 e EI03EF03, EI03EF06, EI03EF08)
Sequência Didática: Bonecas Abayomi
1. Tradição Abayomi
Objetivos: conhecer a tradição das bonecas Abayomi, análise crítica sobre a escravidão e as injustiças cometidas contra os africanos e afro-brasileiros.
Material: Vídeos sobre a história das bonecas ou outro material sobre o assunto. Separei algumas sugestões que podem te ajudar a desenvolver sua estratégia de apresentação do assunto : Aprender e Ensinar, Elbia Lirian, Ocare TV, Vitor Sedovim, MC Soffia. (alguns vídeos podem ser passados diretamente para as crianças e outros servem como material de apoio para os professores)
Como fazer: Sente com as crianças em roda e mostre os vídeos ou conte a história. Particularmente eu gosto da sugestão dada pelo canal “Aprender e Ensinar”, de ir contando a história enquanto se vai confeccionando a boneca na frente das crianças.
Após as crianças conhecerem a história, indague sobre a situação relatada na história. Converse sobre por que as crianças estavam nos navios, sobre o que foi a escravidão, sobre o preconceito e por que ter o dia da Consciência Negra. Use linguagem adequada a faixa etária da sua turma.
Oriente seus alunos a escreverem um resumo ou desenharem a história. Reforçando de onde veio a tradição da confecção da boneca e por que está é um símbolo de resistência.
2. Conhecendo a tradição africana:
Objetivo: explorar palavras africanas e seus significados, o significado das cores para o povo africano, vestimentas e tradições africanas, vocabulário, leitura.
Material: Textos e imagens trazidas pelas crianças.
Como fazer: Após a contação da história questione sobre as características das vestimentas, moradias e o que mais as crianças perceberam nos vídeos. Leve sua turma para a biblioteca ou laboratório de informática, ou sugira que façam a pesquisa em casa.
Deixe as crianças pesquisarem sobre como são as vestimentas africanas, seus costumes e palavras usadas em nosso cotidiano que possuem origem africana.
Monte um painel com o material trazido pelas crianças e proponha a discussão do assunto em sala de aula.
Para as crianças em processo de alfabetização entregue uma lista de várias palavras de origem africana. Oriente-as a procurarem seus significados no dicionário, ou em uma tabela feita por você já com os significados. Pode-se propor que a criança venha até o quadro e leia para os colegas a palavra sorteada. Os colegas tentam adivinhar o significado e depois a criança o lê para estes confirmando ou não se acertaram.
3. Confecção da Boneca
Objetivos: valorização da cultura africana, criatividade, motricidade fina, atenção, autoestima, oralidade.
Material: tiras de tecidos pretos e tecidos coloridos. Essa boneca é feita exclusivamente dando nós nos tecidos, veja como nos vídeos com o passo a passo: Aprender e Ensinar, CultiÁfrica.
Como fazer: Coloque as crianças em roda. Entregue os tecidos para cada criança ou deixe no centro para que elas escolham quais irão usar. Os tecidos podem ter sido trazidos pelas próprias crianças, de retalhos de roupas velhas dos pais, para incentivar a tradição. Relembre das características das vestimentas africanas. Vá fazendo em conjunto a boneca com as crianças, ajudando quem precisa. Se os meninos desejarem eles podem fazer bonecos com roupas masculinas africanas.
Após as bonecas estarem prontas, deixe as crianças brincarem com elas. Dando-lhes nomes. Aproveite para reforçar que o nome da boneca significa “aquela que traz alegria”. Questione as crianças sobre situações que as deixariam felizes.
Pode-se propor uma discussão sobre os brinquedos que eles têm e que vêem para vender. Fazendo uma reflexão sobre a pouca presença de bonecas negras e deixando as crianças questionarem sobre os motivos e soluções. (Aqui um vídeo interessante para usar como material de apoio: Nivia Machado)
4. A rica tradição africana:
Objetivos: Valorização da cultura africana, mostrar suas aprendizagens, estimular outros a valorizarem também, desenvoltura, poder de síntese, autoestima.
Material: Painéis e bonecas feitos nas atividades anteriores. Amostra de comidas, roupas e fotos sobre a cultura africana.
Como fazer: Monte com as crianças uma amostra do trabalho delas, na qual elas irão expor para o restante da comunidade escolar. Para a amostra pode-se propor que as crianças ensinem seus pais ou outras crianças a fazerem as bonecas. Que falem sobre a história e o que aprenderam com esta. Pode-se também fazer uma breve apresentação (Ideia bem legal de música sobre Abayomi feita por Elbia Lirian, AQUI).
Para o painel faça também uma pesquisa sobre o Negros e Negras Brasileiros de destaque, as crianças podem escrever textos sobre essas pessoas, fazer desenhos para enriquecer o painel e o conhecimentos dos visitantes à amostra.
Confira muitas listas com personalidades Negras histórias e atuais para ajudar em seu trabalho de pesquisa, AQUI.
Deixem suas sugestões sobre o tema!
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Abraços, Shana Conzatti