O artista Romero Britto tem uma vasta obra, com pinturas que agradam crianças e adulto, sendo assim escolhi algumas dessas obras para montar esse projeto com foco no tema da amizade titulado “Afetividade com Romero Britto”.
Um projeto que pode ser trabalhado desde o maternal até o ensino fundamental, basta fazer as adaptações necessárias. A disciplina/habilidade principal do projeto é a artística construindo pontes com diversas outras.
Projeto: Afetividade com Romero Britto
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Artes (EF15AR25, EF15AR01, EF15AR04)
Ed. Infantil: TS (EI02TS02 e EI03TS02) e EO (EI02EOo1, EI02EOo4 e EI03EOo1, EI03EO04)
obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.
Objetivos gerais do projeto:
- Apresentar o pintor e suas obras, estimulando o conceito artístico e valorizando pintores Brasileiros.
- Trabalhar conceitos de cores, formas, proporções, esquema corporal, criatividades, motricidade fina, autoestima.
- Desenvolver amizades, conceitos de paz, respeito ao próximo através das obras selecionadas.
- Desenvolver a produção artística com diferentes técnicas.
- Interpretação e releitura de obras do pintor.
1. Quem é Romero Britto e obras selecionadas:
Material: obras selecionadas de Romero Britto (imprima as obras ou salve-as em um pendrive e mostre para as crianças). Para este projeto foram escolhidas algumas obras como (O abraço e Coração). E breve bibliografia sobre Romero Britto.
Desenvolvimento: Sente com as crianças em roda e mostre as obras selecionadas. Questione se eles já viram ou conhecem imagens parecidas. Após fale um pouco sobre o pintor e suas obras. Mostre as obras selecionadas e questione o que estas querem representar (se é um abraço…). Fale sobre o estilo do pintor e as cores usadas. Deixe as obras expostas em algum lugar para poder usar como inspiração nas atividades posteriores.
Entregue uma folha em branco para as crianças e desafie-as a escolher uma obra para tentarem reproduzir com desenho. Deixe-as criarem livremente com lápis, giz e canetinha ou então com tinta.
2. A criança que adora abraços
Material: Utilizando o quadro o abraço como molde, faça o desenho em EVA ou Cartolina. (Desenhe o quadro ou imprima a versão para colorir em tamanho grande).
Desenvolvimento: Mostre a obra colorida e converse com as crianças sobre o que representa esta. Convide as crianças a criarem o menino do abraço da turma. Deixe que as crianças pintem coletivamente o molde grande. Entregue várias cores para eles fazerem como desejarem, pode-se ir chamando em duplas para irem fazendo a pintura de modo mais organizado.
Depois de seca a pintura, recorte o molde e cole na parte de trás dos braços tiras de papel ou elásticos. Assim as crianças podem passar seus braços para “vestirem” o menino.
Agora questione as crianças se receber um abraço é algo bom, e como eles se sentem quando são abraçados. Diga que esse é o menino que adora abraçar e receber abraços.
Inicie vestindo o menino e dizendo algo positivo sobre um de seus alunos, como: Gosto de Joãozinho porque ele é sorridente.
Depois a criança que foi abraçada, deve escolher outro colega a ser abraçado e dizer algo positivo sobre esse colega. Faça até todos terem sido abraçados. Se quiser evitar constrangimentos de crianças que não serão escolhidas, faça a roda do abraço em que deve-se abraçar o colega do lado esquerdo ao invés de escolher aleatório.
Após, para o Ensino Fundamental, sugira que eles escrevam um pequeno texto sobre se gostam de serem abraçados e em que situações.
3. Quebra-cabeça do abraço:
Material: Imagens coloridas ou para colorir de outra obra de Romero Britto que represente o abraço ou afetividade.
Desenvolvimento: Entregue a imagem para as crianças pintarem e depois recortar nas linhas feitas por você. Ou já entregue a imagem colorida e cortada.
Escolha um quebra-cabeça e entregue uma peça para cada criança, para juntos eles montarem o quebra-cabeça. Após, pode-se por cada imagem recortada em pedaços em envelopes para as crianças montarem em momentos de jogos ou serem levados para montarem em casa.
4. O que aquece nosso coração:
Material: Imagem da obra. Folha branca, corações pequenos e grandes, tiras de crepom, cola e tesoura.
Desenvolvimento: Entregue uma folha para as crianças e papel crepom colorido. Mostre para elas como as linhas coloridas da obra estão organizadas e deixe as crianças colarem as tiras de crepom para representar o fundo da obra.
Após as crianças colarem o crepom entregue os corações para elas recortarem e colarem conforme desejarem.
Ao final questione as crianças o que deixa-as com o coração feliz e escreva no centro do coração ou sugira elas mesmas o façam.
Gostaram desse projeto? Conte-nos que outras atividades vocês fizeram sobre o tema.
Mais atividades sobre afetividade, AQUI.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti
excelente! obrigado por compartilhar
Fico feliz que gostou. <3
Amei, maravilhoso.
Obrigada pelo carinho.