Afetividade com Romero Britto (projeto pedagógico)

O artista Romero Britto tem uma vasta obra, com pinturas que agradam crianças e adulto, sendo assim escolhi algumas dessas obras para montar esse projeto com foco no tema da amizade titulado “Afetividade com Romero Britto”.

Um projeto que pode ser trabalhado desde o maternal até o ensino fundamental, basta fazer as adaptações necessárias. A disciplina/habilidade principal do projeto é a artística construindo pontes com diversas outras.

Projeto: Afetividade com Romero Britto

Objetivos gerais do projeto:

  • Apresentar o pintor e suas obras, estimulando o conceito artístico e valorizando pintores Brasileiros.
  • Trabalhar conceitos de cores, formas, proporções, esquema corporal, criatividades, motricidade fina, autoestima.
  • Desenvolver amizades, conceitos de paz, respeito ao próximo através das obras selecionadas.
  • Desenvolver a produção artística com diferentes técnicas.
  • Interpretação e releitura de obras do pintor.

1. Quem é Romero Britto e obras selecionadas:

Material: obras selecionadas de Romero Britto (imprima as obras ou salve-as em um pendrive e mostre para as crianças). Para este projeto foram escolhidas algumas obras como (O abraço e Coração). E breve bibliografia sobre Romero Britto.

Desenvolvimento: Sente com as crianças em roda e mostre as obras selecionadas. Questione se eles já viram ou conhecem imagens parecidas. Após fale um pouco sobre o pintor e suas obras. Mostre as obras selecionadas e questione o que estas querem representar (se é um abraço…). Fale sobre o estilo do pintor e as cores usadas. Deixe as obras expostas em algum lugar para poder usar como inspiração nas atividades posteriores.

Entregue uma folha em branco para as crianças e desafie-as a escolher uma obra para tentarem reproduzir com desenho. Deixe-as criarem livremente com lápis, giz e canetinha ou então com tinta.

2. A criança que adora abraços

afetividade com Romero Britto

Material: Utilizando o quadro o abraço como molde, faça o desenho em EVA ou Cartolina. (Desenhe o quadro ou imprima a versão para colorir em tamanho grande).

Desenvolvimento: Mostre a obra colorida e converse com as crianças sobre o que representa esta. Convide as crianças a criarem o menino do abraço da turma. Deixe que as crianças pintem coletivamente o molde grande. Entregue várias cores para eles fazerem como desejarem, pode-se ir chamando em duplas para irem fazendo a pintura de modo mais organizado.

Depois de seca a pintura, recorte o molde e cole na parte de trás dos braços tiras de papel ou elásticos. Assim as crianças podem passar seus braços para “vestirem” o menino.

afetividade com Romero Britto

Agora questione as crianças se receber um abraço é algo bom, e como eles se sentem quando são abraçados.  Diga que esse é o menino que adora abraçar e receber abraços.

Inicie vestindo o menino e dizendo algo positivo sobre um de seus alunos, como: Gosto de Joãozinho porque ele é sorridente.

Depois a criança que foi abraçada, deve escolher outro colega a ser abraçado e dizer algo positivo sobre esse colega. Faça até todos terem sido abraçados. Se quiser evitar constrangimentos de crianças que não serão escolhidas, faça a roda do abraço em que  deve-se abraçar o colega do lado esquerdo ao invés de escolher aleatório.

Após, para o Ensino Fundamental, sugira que eles escrevam um pequeno texto sobre se gostam de serem abraçados e em que situações.

3. Quebra-cabeça do abraço:

afetividade com Romero Britto

Material: Imagens coloridas ou para colorir de outra obra de Romero Britto que represente o abraço ou afetividade.

Desenvolvimento: Entregue a imagem para as crianças pintarem e depois recortar nas linhas feitas por você. Ou já entregue a imagem colorida e cortada.

Escolha um quebra-cabeça e  entregue uma peça para cada criança, para juntos eles montarem o quebra-cabeça. Após, pode-se por cada imagem recortada em pedaços em envelopes para as crianças montarem em momentos de jogos ou serem levados para montarem em casa.

4. O que aquece nosso coração:

afetividade com Romero Britto

Material: Imagem da obra. Folha branca, corações pequenos e grandes, tiras de crepom, cola e tesoura.

Desenvolvimento:  Entregue uma folha para as crianças e papel crepom colorido. Mostre para elas como as linhas coloridas da obra estão organizadas e deixe as crianças colarem as tiras de crepom para representar o fundo da obra.

afetividade com Romero Britto

Após as crianças colarem o crepom entregue os corações para elas recortarem e colarem conforme desejarem.

Ao final questione as crianças o que deixa-as com o coração feliz e escreva no centro do coração ou sugira elas mesmas o façam.

 

Gostaram desse projeto? Conte-nos que outras atividades vocês fizeram sobre o tema.

Mais atividades sobre afetividade, AQUI.

Planos de aula e Projetos variados para Educação Infantil e Ensino Fundamental I com atividades incríveis e atualizadas para a BNCC, AQUI.

Abraços, Shana Conzatti.

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

comentários

Compartilhe sua prática! Amamos comentários!