Hoje, 03 de dezembro, é o dia mundial do portador de deficiência. É importante que ensinemos nossos alunos a respeitarem todos, e a melhor forma de fazer as crianças refletirem sobre o assunto é ao se colocarem no lugar do outro, desenvolvendo conceitos importantes para as Competências Gerais 9 (Empatia e cooperação) e 10 (Cidadania). Assim trago algumas atividades artísticas inclusivas que podem ser feitas para todas as crianças refletirem sobre o assunto.
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Disciplina Artes (EF15AR04 e EF15AR05) e Religião (EF01ER03)
Ed. Infantil: Campos de experiências EO (EI02EO02, EI02EO05 e EI03EO01, EI03EO05) e TS (EI02TS02 e EI03TS02)
Atividades artísticas inclusivas:
Objetivos gerais:
- demonstrar outros modo de pintura e se expressar,
- mostrar possibilidades de pintura para crianças com dificuldades motoras, visuais, auditivas..
- incluir e se por no lugar do outro, fazendo com que todas as crianças experimentem a “realidade” do outro,
- estimular a autoestima, mostrando que independente das limitações todos são capazes de se expressarem e de ensinar,
- trabalhar conceitos de cores, formas, noção espacial e os 5 sentidos, motricidade fina e ampla.
Dicas para todas as atividades:
- Após as criações converse com as crianças questionando quais as dificuldades e sensações ao realizarem as atividades. Oriente a conversa para mostrar que apesar dos desafios eles conseguiram produzir belos trabalhos.
- Pode-se repetir as atividades durante o ano, mostrando que com o “treino” eles vão melhorando e faça um paralelo de como é possível todos serem artistas e aprenderem a realizarem coisas lindas independente das limitações impostas por seu corpo.
- Se na turma houver crianças portadoras de deficiências, aproveite para nessas atividades solicitar que a criança ensine os outros em como se saírem melhor naquela atividade. Mostrando que todas as crianças são capazes de ensinar. Isso ajuda na autoestima dessa criança e na aceitação das outras crianças.
- Busque artistas com obras publicadas que também sejam portadores de deficiência, e mostre para as crianças suas obras para incentivá-los a acreditarem em si e ao respeito mútuo.
1. Pintura com os pés
Material: folhas grandes ou papel pardo, pincel, tintas, potes largos para por a tinta (formas de isopor servem), pano para limpeza dos pés.
Como fazer: Convide as crianças a tirarem os sapatos e sentarem-se em cadeiras. Ponha a tinta, o pincel e a folha a frente delas. Desafie-as a fazerem um desenho apenas usando os pés. Deixe que tentem com o pincel e também com os dedos dos pés.
2. Desenho com a boca
Material: folha, lápis colorido ou pincel e tinta.
Como fazer: Entregue o material para as crianças e diga para elas pintarem segurando os lápis ou pincéis com a boca. Pode-se fazer o desenho sobre a folha sentados a mesa, ou cole a folha na parede e deixe que pintem como se fosse uma tela.
3. Pintura no escuro
Material: bandejas de isopor, palito de churrasquinho e tiras de tecido escuro.
Como fazer: Distribua o material a frente das crianças. Cubra seus olhos com um tecido escuro, sem que possam ver a folha. Desafie as crianças a fazerem um desenho usando o palito sobre o isopor com os olhos cobertos. Deixe as crianças irem sentido seus desenhos com os dedos, para saber por onde devem ir.
4. Música com gestos
Material: músicas infantis e da cultura brasileira em geral, fones de ouvidos e aparelho de som ou celular.
Como fazer: Chame uma criança por vez e coloque o fone de ouvido nela com uma música tocando. Diga para a criança tentar demonstrar a música (seu ritmo e palavras ditas) com gestos para seus colegas que não estão ouvindo a música. Se forem músicas conhecidas das crianças, as outras devem avinhar qual é a música representada com gestos.
5. Colagem com cadeiras
Material: cadeiras, papel pardo grande na parede, papeis coloridos, cola.
Como fazer: Cole o papel pardo na parede. Coloque as crianças sentadas em cadeiras na frente do papel pardo e entregue papéis coloridos e cola para estas. Parta de um tema preestabelecido ou de um desenho já posto no papel pardo, para que as crianças completem o painel colando os papéis que vão picando sem poderem sair de suas cadeiras.
Espero que essas dicas ajudem vocês a trazerem o assunto de inclusão em suas salas de aula!
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Abraços, Shana Conzatti