Procurando novas ideias para envolvermos os alunos na aprendizagem me deparei com muita criatividade dos professores e fiquei pensando em como trazer para sala de aula (presencial ou remota) esses recursos do mundo digital. Assim organizei três ideias de atividades pedagógicas usando emojis e fotos que vai encantar crianças de diferentes idades, que vem ao encontro da Competência Geral 5 (Cultura Digital) da BNCC.
Ideias pedagógicas com Emojis e fotos:
1. O quê esses emojis significam?
Objetivos Gerais: Decodificar símbolos, leitura por associação, raciocínio lógico, memória, escrita de palavras, criatividade.
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: EF (EI03EF09)
- Fundamental: LP (EF15LP01, EF15LP04, EF15LP09)
Essa atividade consiste em apresentar para as crianças uma lista de emojis na qual devem adivinhar o quê o conjunto desses significa. Por exemplo, descobrirem qual o ditado popular ou nome de cidade que representa. Na internet há diversos desses prontos com ditados populares, capitais do Brasil ou de um Estado específico, nomes de filmes, nomes de livros, nome de músicas infantis… Ou seja, podem ser usados de modo criativo para incentivar o interesse da criança.
Em sala de aula ou no ambiente virtual mostre para seus alunos aqueles conjuntos de emojis escolhidos. Então proponha o desafio de escreverem as respostas de modo coletivo ou que entreguem as respostas no privado. Após o abrir as respostas corretas proponha uma discussão sobre quais foram mais fáceis ou difíceis e que outros significados encontraram para aqueles emojis. Em um momento posterior, desafie seus alunos a criarem uma sequência de emojis sobre o mesmo tema para que os colegas adivinhem as respostas (Lista de emojis e seus significados, AQUI). Para crianças pequenas faça adivinhas bem fáceis de coisas envolvendo o cotidiano delas, para os maiores amplie fazendo as crianças criarem frases inteiras.
2. Descubra o sentimento:
Objetivos Gerais: Nomear e perceber sentimentos, relacionar símbolos, produção de frases e textos, trabalhar o controle emocional e empatia.
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: EF (EI02EF01 – EI03EF01)
- Fundamental: LP (EF15LP01, EF15LP04, EF15LP05, EF15LP09)
Escolha vários emojis que representam sentimentos e mostre para seus alunos como um ditado. Vá mostrando um emoji por vez e a criança deve escrever ou dizer qual é o nome daquele sentimento ou o quê aquela expressão facial indica. Para os pequenos deixe que imitem a expressão indicada no emoji. Depois que as crianças conseguirem nomear todos os emojis, proponha que falem ou escrevam sobre cada sentimento: Fico triste quando… Sinto raiva quando….
E compartilhe entre as crianças as respostas propondo a conversa para ver quais situações em comum fazem o grupo feliz, triste, com raiva ou medo. Aproveite para trabalha a empatia e estratégias de enfrentamento dessas situações.
3. Jogo dos erros com fotos:
Objetivos Gerais: Atenção, interação, contagem, escrita de palavras, produção textual.
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: ET (EI02ET07 – EI03ET07) EF (EI03EF09)
- Fundamental: LP (EF15LP05, EF15LP09) AR (EF15AR04)
Monte uma cena com brinquedos, objetos ou algo cotidiano (como um café da manhã, um momento de leitura…) no qual o professore pode ou não aparecer. Então retire alguns objetos dessa cena e tire novamente a foto retratando a mesma posição. Mostre as duas fotos para seus alunos e os desafie a descobrirem quais os objetos que sumiram, eles podem dizer ou escrever os objetos.
Em um segundo momento, proponha que as crianças montem uma cena com coisas em sua casa e tirem as fotos e então retirem objetos e tirem fotos novamente e envie ao colegas para esses adivinharem. Para crianças pequenas o importante é o envolvimento deles com a criação da cena e a atenção de perceber o quê está faltando. Para as crianças em alfabetização, além disso, estimule à escrita dos nomes dos objetos. Para crianças já alfabetizadas após a brincadeira com as fotos proponha que escrevam frases com os objetos retirados.
4. Montando coleções:
Objetivos Gerais: Classificação e separação de categorias, contagem de objetos, criatividade, perceber semelhanças e diferenças, interação, produção textual.
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: ET (EI02ET05, EI02ET07 – EI03ET05, EI03ET07)
- Fundamental: LP (EF15LP05, EF15LP09) MA (EF01MA09)
Proponha que seus alunos montem coleções de objetos ou mostrem coleções que já tenham prontas (coleção de latinhas, de selos, de dinossauros, de imãs de geladeiras…). As crianças devem tirar fotos das coleções e entregar juntamente o escrito do número de objetos e uma explicação que coleção é aquela: se criou neste momento, se coleciona, se é algo seu ou da família. Quando as fotos forem compartilhadas entre as crianças, questione o grupo de que outras formas aquela coleção poderia ser separada. Por exemplo, uma coleção de latinhas que pode ser dividida entre as nacionais e internacionais, ou pela cor, ou pelo ano de fabricação. E ainda pode-se organizar em forma crescente de acordo com os anos de fabricação.
Ideias extra para usar fotos em sala de aula:
São atividades simples que irão aumentar a participação das crianças. E podem introduzir vários tipos de conteúdos e aprendizagem. Gostaram? Me conte como seus alunos reagiram à essas ideias.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti