Listo para vocês algumas atividades bem simples para auxiliar na alfabetização que podem ser feitas em casa com os pais. Ideias que podem também ser enviados pelos professores como tema de casa. Espero que essas ideias ajudem!
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Português (EF01LP01 ao EF01LP08 e EF02LP01 ao EF02LP06)
Ed. Infantil: EF (EI02EFo9 e EI03EF09)
Atividades de alfabetização para casa:
CRIANÇAS 3 Á 5 ANOS:
– Brinque com rimas: fale uma palavra para a criança dizer algo que rime, pode-se usar músicas para incentivar esse conhecimento.
– Classificação de objetos: propor que a criança liste oralmente o máximo de objetos de uma mesma categoria (por exemplo: todos os animais que conheça, as frutas, nomes de pessoas…)
– Escreva o nome da criança em uma folha com letra bastão para a criança copiar quantas vezes desejar.
– Escreva o nome da criança em tamanho grande para ela colar sobre as letras lã ou barbante.
– Escreva o nome da criança em tamanho grande para ela contornar o nome com tinta ou canetinha.
– Escreva a primeira letra do nome da criança em tamanho grande para ela modelar massinha sobre a letra (pode ser massa de pão também).
– Escreva o nome da criança grande no chão com giz e deixe a criança andar sobre.
– Escreva o nome da criança grande no chão com giz e deixe a criança cobrir as letras do nome com objetos (brinquedos, peças de jogo).
– Proponha desafios de a criança te trazer um objeto que comece com determinada vogal. Podendo ir colocando os objetos em potes diferentes para depois ver quais foram encontrados.
– Escreva em papéis pequenos as letras do alfabeto e cole em brinquedos ou objetos que iniciem com aquela letra. E faça a brincadeira da criança ir reconhecendo as letras ao dizer o nome do objeto e mostrar a letra inicial.
– Escreva as letras do nome da criança de modo embaralhado. Deixe que ela corte as letras e cole em outra folha de modo correto.
– Em uma folha cole uma foto da criança ou peça para ela fazer um desenho que a represente. Corte o desenho em tiras na quantidade de letras do nome da criança. Escreva em cada parte uma letra do nome mantendo a ordem certa. Assim a criança pode brincar de quebra-cabeça ao montar a imagem e seu nome de modo correto.
– Jogos de advinhas: comece dando características de um animal e a criança deve adivinhar qual o nome do animal a partir das características.
CRIANÇAS 1° AO 2° ANO FUNDAMENTAL:
– Escreva o nome da criança em uma folha: vá apontando as letras do nome e perguntando qual objeto a criança lembra que inicia com a mesma letra.
– Escreva o alfabeto em uma folha e solicite que a criança desenhe um objeto que inicie com cada letra.
– Encontrar objetos em casa que iniciem com a letra indicada pelo adulto. Depois que finalizem com a mesma letra.
– Brinque de palmas silabadas: Diga uma palavra e a criança deve bater o número de palmas que correspondem ás sílabas daquela palavra.
– Invente frases para a criança criar rimas orais e depois as ajude a escrever a palavra. Por exemplo: João comeu ______ (a criança pode dizer Feijão, Macarrão…)
– Escreva as letras do alfabeto em pequenos pedaços de papel para as crianças montarem o alfabeto na ordem certa.
– Escreva palavras simples conhecidas pela criança: o nome dela, de parentes ou palavras do seu cotidiano. Corte as letras dessas palavras para as crianças montarem a palavra de modo correto.
– Em uma folha faça jogo de forca com palavras conhecidas e simples: Faça os risco na quantidade das letras, a criança deve ir dizendo as letras tentando acertar a palavra. Vai desenhando o corpo do boneco quando a criança erra. Depois troque e deixe a criança pensar na palavra para o adulto adivinhar.
– Escrever o nome de colegas ou amigos e depois organizar esses nomes em ordem alfabética.
– Escrever em uma folha várias sílabas e a criança deve tentar montar palavras usando duas ou mais sílabas das apresentadas.
– Escreva uma palavra simples na qual a criança deve trocar apenas uma sílaba para formar outra palavra (por exemplo: PATO para MATO para GATO…)
– Criar histórias orais usando como ponto de partida um objeto ou imagem.
– Criar frases a partir de um tema: Frases falando de esportes, de comidas, de coisas que se gosta…
– Jogos de advinhas: comece dando características de um objeto usando as letras inicial, final ou parte da palavra e a criança deve adivinhar qual o objeto.
CRIANÇAS 3° AO 5° ANO FUNDAMENTAL:
– Entregue alguma notícia de rede social para a criança ler e responder perguntas simples como: O quê aconteceu? Onde? Quando?
– Pegue imagens da internet e desafie a criança a criar uma história com base nessa imagem.
– Separe vários objetos usados em casa e desafie a criança a contar uma história com nexo usando todos os objetos em sua história, depois que escreva essa história.
– Peça para a criança fazer lista do máximo de palavras que conseguir encontrar que tenham: CH, X, J, ÃO, RR… vá diversificando conforme a idade.
– Faça o desafio da letra inicial e final: Escreva uma palavra, a criança deve escrever em seguida uma palavra que inicie com a letra final daquela letra. E depois o adulto deve escrever uma palavra que inicie com a letra final da palavra escrita e assim por diante.
– Escreva frases e deixe que a criança complete com o máximo de possibilidades encontradas, por exemplo: Eu fui ao mercado e comprei _________. Ou No zoológico encontrei ___________
– Faça uma receita com a criança e depois solicite que ela a reescreva.
– Peça para a criança fazer um texto explicando como o adulto pode usar um terminado objeto ou explicando regras de um jogo que será compartilhado entre a família.
– Jogo do Stop: a criança deve listar oralmente ou escrever palavras que iniciem com a mesma letra (por exemplo ao dizer a letra A deve encontrar um animal, uma fruta, um objeto com essa letra). Veja o jogo em detalhe, AQUI.
– Em uma folha faça jogo de forca com frases: Faça os risco na quantidade das letras, a criança deve ir dizendo as letras tentando acertar a palavra. Vai desenhando o corpo do boneco quando a criança erra. Depois troque e deixe a criança pensar na palavra para o adulto adivinhar.
– Faça histórias coletivas: Escreva o início e deixe a criança terminá-la. Ou o adulto faz uma frase e a criança outra e assim por diante, tentando manter a coerência.
Mais ideias de alfabetização lúdica que pode ser adaptada em casa, AQUI.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti