Educa Criança
Jogo do vocabulário

Jogo do vocabulário: atividade lúdica de português

Jogo do vocabulário é uma adaptação para a sala de aula de um jogo que antigamente, em minha adolescência nós chamávamos de Stop. Organizei a tabela para melhor desenvolver o vocabulário do cotidiano de nossos alunos de Ensino Fundamental.

Neste jogo podemos trabalhar os conceitos de substantivos ou apenas o desenvolvimento do vocabulário e do repertório de palavras escritas e letras iniciais. Além de proporcionar agilidade motora fina e de raciocínio lógico.

Baixe a folha do jogo, AQUI.

Regras do jogo do vocabulário:

Objetivo principal: é completar a linha mais rápido que os outros colegas.

  1. Cada criança ou grupo tem sua folha.
  2. A professora ou um colega escolhido deve dizer uma letra aleatória.
  3. As outras crianças tem que completar a linha escrevendo o mais rápido possível uma cor, um animal, o nome de uma cidade, uma fruta e o nome de um objeto que iniciem com a letra dita.
  4. Quando uma criança consegue completar a linha ela grita PARE, e assim todas as outras crianças devem parar de completar a tabela, ou estipule um tempo para completarem.
  5. Após se conta os pontos de acordo com as palavras escritas, e se estas são iguais a resposta de outros colegas ou diferente.
  6. Assim uma nova rodada com outra letra se inicia, até que decidam acabar o jogo.
  7. Ao final se somam os pontos de todas as rodadas para ver quem conseguiu mais pontos.

Possibilidades de jogabilidades:

  • Para crianças ainda em processo inicial de alfabetização, reescreva a tabela no quadro. Faça o jogo de modo coletivo dividindo a turma em grupos. Uma criança por vez é chamada para preencher uma parte da tabela, o professor pode escrever ou ajudar essa criança a escrever a resposta. Trabalhando o vocabulário e formação de palavras.
  • Para crianças que já saibam escrever faça o jogo como proposto nas regras. Divida a turma em grupos de até 6 crianças para fazer o jogo.
  • Se sua turma tem dificuldade em fazer somas de 10 ou 20, modifique os pontos conforme o nível matemático de sua turma.
  • Utilize a ideia de um tempo determinado para escrever as palavras na tabelas para turma que ainda estejam aprendendo a escrever e demoram, para evitar das crianças engolirem letras no desespero de terminarem primeiro. Organize um tempo adequado para sua turma, mas que represente algum desafio.
  • Se seus alunos estão no 4° ano em diante, trabalhe o jogo relembrando que eles devem escrever substantivos. Use a regra de quem termina primeiro gritar PARE, assim eles precisam ser ágeis na escrita no pensamento das palavras.
  • Conforme sua turma for progredindo no jogo vá acrescentado mais categorias a serem escritas como (nome de pessoa, nome de música, nome de filme, marca, peças de roupa, verduras….). Pode-se acrescentar categorias que envolvam outros conteúdos trabalhados em sala como Animais Vertebrados, Nomes de Estados/Países.
  • Este jogo pode ser jogado em um momento pedagógico que envolva a turma toda ou deixe várias folhas impressas em uma caixinha para que as crianças peguem o jogo naqueles momentos quando terminam as atividades e estão esperando os outros colegas  terminarem.

Encontre outros jogos exclusivos para alfabetização em nosso e-book: Alfabetização Lúdica.

Abraços, Shana Conzatti.

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

https://www.planosdeaulaeprojetos.com.br/

comentários

Deixe um comentário:

%d blogueiros gostam disto: