Jogo do vocabulário

Jogo do vocabulário é uma adaptação para a sala de aula de um jogo que antigamente, em minha adolescência nós chamávamos de Stop. Organizei a tabela para melhor desenvolver o vocabulário do cotidiano de nossos alunos de Ensino Fundamental.

Neste jogo podemos trabalhar os conceitos de substantivos ou apenas o desenvolvimento do vocabulário e do repertório de palavras escritas e letras iniciais. Além de proporcionar agilidade motora fina e de raciocínio lógico.

Baixe a folha do jogo, AQUI.

Regras do jogo do vocabulário:

Objetivos da BNCC: 

Ens. Fundamental: Português (EF01LP01 ao EF01LP08 e  EF02LP01 ao EF02LP06 e EF35LP13)

obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.

Objetivo principal: é completar a linha mais rápido que os outros colegas.

  1. Cada criança ou grupo tem sua folha.
  2. A professora ou um colega escolhido deve dizer uma letra aleatória.
  3. As outras crianças tem que completar a linha escrevendo o mais rápido possível uma cor, um animal, o nome de uma cidade, uma fruta e o nome de um objeto que iniciem com a letra dita.
  4. Quando uma criança consegue completar a linha ela grita PARE, e assim todas as outras crianças devem parar de completar a tabela, ou estipule um tempo para completarem.
  5. Após se conta os pontos de acordo com as palavras escritas, e se estas são iguais a resposta de outros colegas ou diferente.
  6. Assim uma nova rodada com outra letra se inicia, até que decidam acabar o jogo.
  7. Ao final se somam os pontos de todas as rodadas para ver quem conseguiu mais pontos.

Possibilidades de jogabilidades:

  • Para crianças ainda em processo inicial de alfabetização, reescreva a tabela no quadro. Faça o jogo de modo coletivo dividindo a turma em grupos. Uma criança por vez é chamada para preencher uma parte da tabela, o professor pode escrever ou ajudar essa criança a escrever a resposta. Trabalhando o vocabulário e formação de palavras.
  • Para crianças que já saibam escrever faça o jogo como proposto nas regras. Divida a turma em grupos de até 6 crianças para fazer o jogo.
  • Se sua turma tem dificuldade em fazer somas de 10 ou 20, modifique os pontos conforme o nível matemático de sua turma.
  • Utilize a ideia de um tempo determinado para escrever as palavras na tabelas para turma que ainda estejam aprendendo a escrever e demoram, para evitar das crianças engolirem letras no desespero de terminarem primeiro. Organize um tempo adequado para sua turma, mas que represente algum desafio.
  • Se seus alunos estão no 4° ano em diante, trabalhe o jogo relembrando que eles devem escrever substantivos. Use a regra de quem termina primeiro gritar PARE, assim eles precisam ser ágeis na escrita no pensamento das palavras.
  • Conforme sua turma for progredindo no jogo vá acrescentado mais categorias a serem escritas como (nome de pessoa, nome de música, nome de filme, marca, peças de roupa, verduras….). Pode-se acrescentar categorias que envolvam outros conteúdos trabalhados em sala como Animais Vertebrados, Nomes de Estados/Países.
  • Este jogo pode ser jogado em um momento pedagógico que envolva a turma toda ou deixe várias folhas impressas em uma caixinha para que as crianças peguem o jogo naqueles momentos quando terminam as atividades e estão esperando os outros colegas  terminarem.

 

atividades de alfabetização

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: