Trabalhar os conceitos sugeridos na disciplina de Geografia de acordo com a BNCC, mostrando para as crianças que cada lugar tem suas regras e a importância disso para nosso bom convívio em sociedade.
Diferentes lugares, diferentes regras: EF01GE03
OBJETIVOS:
- Perceber que cada local tem suas regras
- Identificar os modos de agir educadamente em cada local
COMO FAZER:
Material:
- Fichas do jogo da memória: lugares e descrição (ideia – imagem abaixo)
- Cartas novas criadas na atividade anterior
- Material variado para representação (tecidos, objetos…)
Desenvolvimento:
1) Pegue as fichas do jogo da memória, e questione se podemos fazer a mesma coisa em todos os lugares, ou se cada um tem suas regras. Questione porque essas regras são importes. E o que poderia acontece se não existissem essas regras. Deixe conversarem sobre as regras: Se podemos entrar quando desejamos? Se criança pode entrar sozinha? Podemos falar alto? Devemos esperar um atendente?
Peça que separem os lugares que pensam ter regras semelhantes (crianças podem entrar, devemos esperar um atendente…) e que organizem uma pequena lista geral de boas maneiras em todos os locais públicos como: respeitar o outro, aguardar sua vez, não abrir embalagens…
Monte um cartaz com seus alunos sobre essas regras gerais.
2) Separe algumas fichas principais como escola, hospital, mercado, parque, cinema.. Monte uma lista com as falas de seus alunos com quais as regras esses lugares possuem. Após listarem, compare se as regras são as mesmas, se eles querem colocar outras.
Então proponha que montem um teatro espontâneo fingindo estarem naqueles lugares mais significativos que eles escolheram. Na brincadeira devem agir de modo correto naquele local.
Após organize com seus alunos momentos para criarem as próprias regras, aquelas que pensam que estejam faltando em cada um desses locais.
obs.: Essa atividade faz parte da apostila bimestral do 1° ano de nossa lojinha.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti