campos de experiência

Os campos de experiências são o modo como a BNCC subdividiu as habilidades esperadas que as crianças da Educação Infantil adquiram ao final do período. Os cinco campos estão estruturados a fim de assegurar às crianças os direitos de aprendizagens e desenvolvimentos (conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se)  tendo a interação e a brincadeira como referência de trabalho.

Observações importantes sobre os objetivos de aprendizagem:

campos de experiência
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  • Os campos e seus objetivos não possuem uma hierarquia linear entre as faixa etárias, assim o EI02EO01 não significa necessariamente um avanço do EI01EO01.
  • Os objetivos de aprendizagem representam habilidades a serem compreendidas dentro de cada campo de experiência sem terem uma ordem a seguir, assim podemos trabalhar o EI02EO03, antes ou concomitante com o EI02EO01 sem problema.
  • Ao organizar uma atividade/projeto provavelmente teremos vários objetivos de aprendizagens de campos de experiências diferentes em uma mesma atividade, pois estão interligados.

O principal conceito para compreender a BNCC na Educação Infantil é perceber que seus objetivos de aprendizagem estão interligados, pois o conhecimento é algo integral e não gavetinhas fechadas. Ou seja, o conhecimento é adquirido a partir da experiência de cada criança com o meio, as pessoas, as atividades…

Os campos de experiências:

Destaquei os principais tópicos que cada campo aborda para ajudá-los a compreender melhor no quê cada campo se concentra. (Para conferir as tabelas de todos os campos e objetivos de aprendizagem da BNCC, clique aqui).

#Eu, o outro e nós:

  • Interação com os pares e com adultos.
  • Descobrimentos de modos de vida e pontos de vista.
  • Convivência com diferentes grupos (amigos, família, escola, comunidade).
  • Construção de  percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros.
  • Perceber as diferenças e semelhanças entre grupos sociais.
  • Participar de situações de cuidado e higiene.
  • Desenvolvimento da autonomia.
  • Respeito a diversidade.

#Corpo, gestos e movimento:

  • Explorar os espaços e objetos a partir dos sentidos.
  • Brincadeiras que envolvam o movimento.
  • Circuítos Motores (saltar, passar por cima….)
  • Conhecer os limites e potencialidades do corpo.
  • Perceber as características físicas suas e dos outros.
  • Motricidade Ampla.

#Traços, sons, cores e formas:

  • Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas.
  • Vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras.
  • Jogos e brincadeiras sobre as qualidades do som.
  • Motricidade fina.
  • Técnicas artísticas.

# Escuta, fala, pensamento, imaginação:

  • Situações Comunicativas (vocabulário, expressar-se, sentimentos, opiniões, rodas de conversas)
  • Criação de histórias, uso da imaginação e do faz de conta.
  • Apreciação de histórias (livros, teatro, música)
  • Trabalho com rimas.
  • Apresentação de Gêneros textuais.
  • Convívio com o mundo escrito.

# Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações:

  • Fenômenos Naturais
  • Cuidado do meio-ambiente e animais
  • Percepção da passagem do tempo
  • Noção espacial
  • Brincadeiras com quantidades, classificação e seriação.
  • Experiências de transformações de objetos.

Lembre-se, antes de iniciar seu planejamento que o conceito de Educação Infantil trazido pela BNCC é de uma criança ativa, em que o educar e o cuidar andam lado a lado, que estão sobre os pilares da interação e da brincadeira. Assim a BNCC compreende que a criança aprende por meio de práticas lúdicas e de interação com os espaços, outras crianças e adultos.

 

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Abraços, Shana Conzatti

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