Os campos de experiências são o modo como a BNCC subdividiu as habilidades esperadas que as crianças da Educação Infantil adquiram ao final do período. Os cinco campos estão estruturados a fim de assegurar às crianças os direitos de aprendizagens e desenvolvimentos (conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se) tendo a interação e a brincadeira como referência de trabalho.
Observações importantes sobre os objetivos de aprendizagem:
- Os campos e seus objetivos não possuem uma hierarquia linear entre as faixa etárias, assim o EI02EO01 não significa necessariamente um avanço do EI01EO01.
- Os objetivos de aprendizagem representam habilidades a serem compreendidas dentro de cada campo de experiência sem terem uma ordem a seguir, assim podemos trabalhar o EI02EO03, antes ou concomitante com o EI02EO01 sem problema.
- Ao organizar uma atividade/projeto provavelmente teremos vários objetivos de aprendizagens de campos de experiências diferentes em uma mesma atividade, pois estão interligados.
O principal conceito para compreender a BNCC na Educação Infantil é perceber que seus objetivos de aprendizagem estão interligados, pois o conhecimento é algo integral e não gavetinhas fechadas. Ou seja, o conhecimento é adquirido a partir da experiência de cada criança com o meio, as pessoas, as atividades…
Os campos de experiências:
Destaquei os principais tópicos que cada campo aborda para ajudá-los a compreender melhor no quê cada campo se concentra. (Para conferir as tabelas de todos os campos e objetivos de aprendizagem da BNCC, clique aqui).
#Eu, o outro e nós:
- Interação com os pares e com adultos.
- Descobrimentos de modos de vida e pontos de vista.
- Convivência com diferentes grupos (amigos, família, escola, comunidade).
- Construção de percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros.
- Perceber as diferenças e semelhanças entre grupos sociais.
- Participar de situações de cuidado e higiene.
- Desenvolvimento da autonomia.
- Respeito a diversidade.
#Corpo, gestos e movimento:
- Explorar os espaços e objetos a partir dos sentidos.
- Brincadeiras que envolvam o movimento.
- Circuítos Motores (saltar, passar por cima….)
- Conhecer os limites e potencialidades do corpo.
- Perceber as características físicas suas e dos outros.
- Motricidade Ampla.
#Traços, sons, cores e formas:
- Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas.
- Vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras.
- Jogos e brincadeiras sobre as qualidades do som.
- Motricidade fina.
- Técnicas artísticas.
# Escuta, fala, pensamento, imaginação:
- Situações Comunicativas (vocabulário, expressar-se, sentimentos, opiniões, rodas de conversas)
- Criação de histórias, uso da imaginação e do faz de conta.
- Apreciação de histórias (livros, teatro, música)
- Trabalho com rimas.
- Apresentação de Gêneros textuais.
- Convívio com o mundo escrito.
# Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações:
- Fenômenos Naturais
- Cuidado do meio-ambiente e animais
- Percepção da passagem do tempo
- Noção espacial
- Brincadeiras com quantidades, classificação e seriação.
- Experiências de transformações de objetos.
Lembre-se, antes de iniciar seu planejamento que o conceito de Educação Infantil trazido pela BNCC é de uma criança ativa, em que o educar e o cuidar andam lado a lado, que estão sobre os pilares da interação e da brincadeira. Assim a BNCC compreende que a criança aprende por meio de práticas lúdicas e de interação com os espaços, outras crianças e adultos.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti
You’re great. Learn from you!