Trago para vocês atividades de carnaval educativo. Valorizando nossa cultura nacional, de modo a usar o carnaval para impulsionar práticas educativas ricas para as crianças. Este projeto está de acordo com a competência Geral 3 (Repertório Cultural) da BNCC. As atividades aqui organizadas são adequadas para pré-escola e séries iniciais.
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Artes (EF15AR13, EF15AR14) e ED. Física (EF12EF11, EF12EF12 e EF35EF09)
Ed. Infantil: TS (EI03TS03) e EF (EI03EF01)
obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.
Atividades do Carnaval Cultural
-
Construção de fantasias
Objetivos: estimular a criatividade, conceito de cores e diferentes materiais, autoestima, valorizar exemplos positivos, fortalecimento do vinculo familiar.
Material: TNT colorido, retalhos de tecido, cola de tecido ou quente, lantejoulas, tinta…
Atividade:
- Questione seus alunos sobre o que eles desejariam ser por um dia (vale profissões, heróis, animais…). Deixe as crianças extrapolarem sua criatividade.
- Agora proponha que as crianças, utilizando os materiais expostos (tnts e outros), criem suas fantasias para se transformarem no que desejarem. Ajude as crianças a colarem os enfeites, pode-se ter como base uns coletes de tnt, em que a criança irá apenas decorar como desejar. Ofereça também folhas de papel para poderem fazer máscaras se desejarem. Você pode fazer essa atividade como um momento de aula ou como um tema de casa. Neste caso peça para os pais ajudarem na confecção da fantasia.
- Com a fantasia pronta, valorize os trabalhos de seus alunos. Faça um desfile de fantasias. Coloque músicas de carnaval para as crianças se divertirem com suas fantasias.
Vídeo ensinando a fazer várias máscaras de carnaval, AQUI
2. Quem eu inventei ser?
Objetivos: comunicação, criar vocabulário, construção de palavras/frases, expressar-se com clareza, criatividade, construção textual oral/escrita.
Material: fantasias criadas na atividade anterior, caderno e lápis.
Atividade pré-escola: chame uma criança por vez e peça para ela, primeiro através de mímicas que conte para os colegas qual e a fantasia que ela fez. Se os colegas não adivinharem, a criança pode tentar explicar com palavras ao responder as perguntas dos colegas apenas com sim ou não.
Atividade Séries Iniciais: depois de fazer a atividade como proposta acima, solicite que as crianças escrevam uma frase ou um texto contando o motivo de terem escolhido aquela fantasia.
3.Carnaval é o mesmo em todo o Brasil?
Objetivos: perceber as diferenças culturais do nosso carnaval, valorizar culturas locais, reflexão sobre o carnaval, conhecer diferentes ritmos.
Material: Músicas, imagens do carnaval em diferentes lugares do Brasil trazidos pela professora (ou deixe as crianças de Séries Iniciais pesquisarem em casa e trazer o material). Organize um texto resumido sobre as principais diferenças do carnaval no Brasil. (Dois textos que podem ajudar: Aqui e aqui).
Atividade: Mostre as fotos e questione sobre o que eles já vivenciaram do carnaval (se saíram em blocos, se viram carnaval de rua, como foi a experiência) ou o que viram a TV. Destaque as diferenças, e converse mostrando que em cada lugar do Brasil tem um modo característico de comemorar o carnaval. Construa um painel com as imagens juntamente com as crianças. Para a Séries Iniciais, peça para eles colocarem frases explicativas no cartaz.
4. Serpentinas aos céus
Objetivos: coordenação motora, cálculos matemáticos orais/escritos, resolver problemas, esperar sua vez, noção de distância e contagem.
Material: tiras longas de crepon ou serpentinas de carnaval
Atividade: faça uma linha onde as crianças ficarão. Distante da primeira linha faça outra linha e depois mais outra, ainda mais distante. Coloque as crianças sobre a primeira linha e desafie-as a jogar suas serpentinas o mais longe possível.
Ao final conte, juntamente com as crianças, quantas serpentinas ficaram na segunda linha e quantas na terceira. Pode-se pegar uma fita métrica para ver quantos metros uma serpentina ficou da outra.
Para pré-escola faça o cálculo de modo oral, as crianças podem tentar representar os resultados como desejarem. Para séries iniciais proponha que eles respondam no caderno os problemas matemáticos que você irá construir. (Como quantas serpentinas tem a mais na última linha?)
Gostaram das ideias? Mais atividades de carnaval, Aqui.
Deseja mais projetos pedagógicos completos para Ed. Infantil com os códigos da BNCC? Entre em nossa lojinha para ver mais.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti