Cartela mágica para treinar a escrita do nome próprio

Montei essa cartela mágica com meus alunos de  4 anos para eles treinarem a escrita do seu nome e dos números. Eles adoraram escrever e depois a pagar para escrever novamente. Vocês querem aprender como fazer?

Passo a passo da cartela mágica:

Objetivos da BNCC: 

Ens. Fundamental: Português (EF01LP04,  EF01LP05, EF01LP07, EF01LP10)

Ed. Infantil:  EF (EI02EFo9 e EI03EF09) e CG (EI02CG05 e EI03CG05)

obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.

Material:

  • Folha colorida ou cartolina,
  • Nomes Impressos e cola,
  • Canetinha de quadro branco,
  • Durex largo ou plástico contact transparente (o contact é melhor por ser mais grosso e ter menos risco de manchar as canetinhas).
  • Pedaço de esponja ou paninho,
  • Álcool gel.

Como preparar:

  1. Cole os nomes das crianças no papel ou escreva-os. Cubra todo o papel com durex largo ou com contact sem deixar espaços a mostra. Se desejar faça o números no verso do papel ou o alfabeto e cubra-os também com durex.
  2. Cartela mágicaEntregue as cartelas para as crianças e as canetas de quadro branco (tentei com outros tipos e manchou o plástico).
  3. Ponha na mesa um potinho com álcool gel e esponja para as crianças fazerem a limpeza da cartela.
  4. Deixe as crianças treinarem a escrita do nome sobre o plástico e depois apaguarem a escrita feita com canetinha com a esponja e o álcool. Assim a criança pode refazer quantas vezes quiserem seu nome.

As cartelas podem fazer parte de uma atividade específica sobre o nome ou deixe-as em uma caixinha já com a esponja e um potinho fechado com o álcool para as crianças pegarem as cartelas mágicas na hora da brincadeira. Elas irão gostar fazer os nomes dos colegas também.

Conforme o que você estiver trabalhando em sua turma faça cartelas diferentes:  letra maiúscula e minuscula,  vogais, completar palavras ou frases, números, desenhar as quantidades conforme o número. Há muitas possibilidades para trabalhar esse recurso lúdico em sala de aula.

Mais dicas de como trabalhar com o nome próprio, AQUI.

 

atividades de alfabetização

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: