Educa Criança

Cartela mágica para treinar a escrita do nome próprio

Montei essa cartela mágica com meus alunos de  4 anos para eles treinarem a escrita do seu nome e dos números. Eles adoraram escrever e depois a pagar para escrever novamente. Vocês querem aprender como fazer?

Passo a passo da cartela mágica:

Material:

  • Folha colorida ou cartolina,
  • Nomes Impressos e cola,
  • Canetinha de quadro branco,
  • Durex largo ou plástico contact transparente (o contact é melhor por ser mais grosso e ter menos risco de manchar as canetinhas).
  • Pedaço de esponja ou paninho,
  • Álcool gel.

Como preparar:

  1. Cole os nomes das crianças no papel ou escreva-os. Cubra todo o papel com durex largo ou com contact sem deixar espaços a mostra. Se desejar faça o números no verso do papel ou o alfabeto e cubra-os também com durex.
  2. Cartela mágicaEntregue as cartelas para as crianças e as canetas de quadro branco (tentei com outros tipos e manchou o plástico).
  3. Ponha na mesa um potinho com álcool gel e esponja para as crianças fazerem a limpeza da cartela.
  4. Deixe as crianças treinarem a escrita do nome sobre o plástico e depois apaguarem a escrita feita com canetinha com a esponja e o álcool. Assim a criança pode refazer quantas vezes quiserem seu nome.

As cartelas podem fazer parte de uma atividade específica sobre o nome ou deixe-as em uma caixinha já com a esponja e um potinho fechado com o álcool para as crianças pegarem as cartelas mágicas na hora da brincadeira. Elas irão gostar fazer os nomes dos colegas também.

Conforme o que você estiver trabalhando em sua turma faça cartelas diferentes:  letra maiúscula e minuscula,  vogais, completar palavras ou frases, números, desenhar as quantidades conforme o número. Há muitas possibilidades para trabalhar esse recurso lúdico em sala de aula.

Mais dicas de como trabalhar com o nome próprio, AQUI.

Abraços, Shana Conzatti

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

https://www.planosdeaulaeprojetos.com.br/

comentários

Deixe um comentário:

%d blogueiros gostam disto: