atividades para dia do índio

Repensando o índio apresentado nas escolas, percebo que na sua maioria são atividades estereotipadas e que não trazem nenhum aprendizado para nossas crianças. Desse modo trago duas ideias sobre a cultura indígena visando sua arte   que podem ajudar o professor nessa tarefa. Esse projeto se relaciona com o desenvolvimento da Competência Geral 3 (Repertório Cultural) da BNCC

 

Cerâmica e Pintura corporal

Objetivos da BNCC: 

Ens. Fundamental: História (EF15AR23, EF15AR25)

Ed. Infantil:   EO (EI01Eo6 e EI02Eo5 e EI03EO06) TS (EI01TS02, EI02TS02, EI03TS02)

cerâmicas indígenas
*imagem ilustrativa: https://instituto.cancaonova.com/ceramica-kadiweu-arte-indigena/

Objetivos gerais: conhecer as cerâmicas e pinturas corporais das diferentes tribos indígenas, abandonar ideias estereotipadas, perceber a riqueza do diferente, trazer questões a serem discutidas.

Etapas da atividade:

  1. Faça uma pesquisa com sua turma sobre como são as cerâmicas e as pinturas corporais de cada povo indígena brasileiro. Cada pequeno grupo de crianças podem trazer o material, aproveitando relatos de pessoas conhecidas (caso possuem contato com indígenas e seus descontentes).
  2. Se reúna comas crianças para ver o quê descobriram, traga também algumas fotos das cerâmicas e pinturas. Nesse momento é interessante observarem as semelhanças e diferenças em cada arte, como cada povo fazia suas cerâmicas ou as pinturas corporais. Aproveite também para trazer informações e questionamentos quais os usos de cada tipo de cerâmica: para guardar água, alimentos, usar como utensílios de cozinha… E em que momentos eram feitas as pinturas corporais: que tipo de cerimônias e festas, para caçar…
  3. Usando argila deixe as crianças tentarem fazer os vasos e potes de cerâmica, observando os formatos e tamanhos presentes nas fotos. Depois de seco eles pintam tentando manterem o padrão das fotos. Peça para as crianças contarem de qual povo tentaram reproduzir a cerâmica.
  4. Agora trabalhe as pinturas corporais, nas quais as crianças irão tentar reproduzir alguma pintura escolhida a partir das fotos. Uma criança pode pintar o rosto e braços de outros colega.
  5. Ao final deixe as crianças relatarem o quê aprenderam em vídeos, mostrando suas cerâmicas e as pinturas corporais.

Obs.: Essas atividades podem ser feitas de modo remoto. Envie a tarefa de pesquisa anteriormente, então faça um momento online com as crianças para conversarem sobre suas descobertas e observarem as fotos. Após as crianças em suas casas fazem a cerâmica e a pintura corporal e finaliza com um vídeo contando aos colegas como foi esse momentos, ou retorne para uma aula online.

Material de apoio:

Sites interessante que podem ser usados para pesquisa de material para professores e alunos.

  • Rádo Yandê: Rádio feita por indígenas brasileiros. Além de músicas interessantes para trabalhar com as crianças, também possui discussões importantes sobre a situação atual indígena. Também possuí textos interessantes sobre a cultura e diversos assuntos.
  • Mirim Povos Indígenas: um blog feito por indígenas com textos diversos sobre cultura, estilo de vida e mais.
  • Índio Educa: um site voltado para professores e alunos feito por indígenas para falar sobre o tema.
  • Texto de pesquisa sobre os instrumentos musicais: Fundação Joaquim Nabuco Cultura Indígena
  • Cultura indígena: blog sobre a cultura com várias fotos e posts ótimos para pesquisa.
  • Arte Indígena: texto resumido sobre o artesanato.

 

Mais atividades e ideias sobre o tema índios, AQUI.

Ideias extras de brincadeiras Indígenas:

Abraços, Shana Conzatti

Confira nossos planos de aulas, jogos pedagógicos e e-books com atividades desde o berçário até o 5° ano do Ensino Fundamental alinhados à BNCC, AQUI

Deixe um comentário: