aulas á distância

Cada vez mais algumas escolas estão incorporando em seus currículos educação em EAD para crianças, em alguns momentos como formar de complementar atividades de sala de aula e em outros, como nesse momento de quarentena, para enfrentar o período necessário sem aulas. Assim como a maioria dos professores não tive uma formação na faculdade que me “ensinasse” como fazer isso.

Deste modo com intenção de ajudar os professores a organizarem um planejamento para aulas à distância com crianças, trago algumas dicas que fui reunindo das experiências que deram certo com outros colegas. Espero que essas dicas simples pelo menos lhe dê uma luz para iniciar esse difícil trabalho.

Antes de entrar no assunto, gostaria de comentar que todas as estratégias propostas necessitam do interesse e do auxílio dos responsáveis pelas crianças. E como sabemos, isso nem sempre é possível. Não se desespere se mesmo depois de todos os seus esforços algumas famílias não colaborem, pois nem sempre é possível resolvermos todas as dificuldades. Mas você fez o seu melhor com o quês estava ao seu alcance no momento.

Como organizar as aulas EAD para crianças?

O primeiro desafio é saber quais tipos de conteúdos podem ser enviados? Essa é uma grande dúvida. Ao planejarmos temos que ter em mente que independente de como iremos enviar o material vamos precisar ser o mais claras e resumidas possíveis, pois precisamos que os pais compreendam o quê deve ser feito para ajudarem seus filhos.

Assim ao planejar vídeos ou arquivos a serem encaminhados para casa devemos considerar que uma pessoa que não é formada em pedagogia terá que ajudar na execução dessa atividade. O quê torna a educação à distância com crianças pequenas o mais difícil. Deste modo pense em atividades simples com enunciados diretos. Por exemplo, prefira mandar uma atividade com o enunciado: Escreva os números de 1 até 10. Ao invés de algo como: Você sabe a sequência numérica? Vamos brincar de contar de 1 até 10?

Pense em atividades que não necessitem muita interpretação ou explicações mais elaboradas. Preferindo revisar conteúdos já aprendidos ou enviados novos que são mais fáceis de serem compreendidos, deixando os mais complexos para depois. Quando precisar de uma explicação específica sobre o conteúdo prefira enviar um resumo sobre o conteúdo ou um vídeo. Assim se for para os pais fazerem uma brincadeira com as crianças, envie um vídeo mostrando como organizar e executar a brincadeira.

Entre o material enviado aos seus alunos organize além de atividades a serem preenchidas fichas para possíveis jogos que você poderá usar em diversas ideias posteriores, como enviar uma folha com letras/números para serem recortados e usados como fichas para vários momentos. Assim, se os pais tem o alfabeto móvel podem realizar com os filhos as brincadeiras de formação de palavras ou tantos outros desafios que o professor enviar aos alunos. O mesmo serve para o envio de folhas com imagens de outros conteúdos (cores, formas geométricas…).

Em resumo, analise quais tipos de conhecimentos/conteúdos seus alunos conseguiriam ter maior proveito com os pais, alterando quando necessário a ordem da grade curricular. Nem que tenha que passar todo o conteúdo de uma matéria para depois e apenas enviar por EAD os conteúdos de uma matéria específica. Escolha para EAD os conteúdos que poderiam ser resolvidos através de pesquisas, interação com os pais ou através de experiências que possam ser feitas em casa. Aproveite para enviar aquelas ideias lúdicas, que não exijam muitos materiais, que você não conseguiria fazer em sala por ter muitos alunos, mas os pais podem fazer. Pense em sua turma e analise quais conteúdos se adequam ou não.

Monte uma sequência de atividades a serem enviadas e conteúdos a serem ensinados assim como faria em seu diário de classe, escrevendo seu planejamento.

Como fazer o planejamento alcançar os alunos?

A primeira questão é saber qual a realidade do acesso digital de seus alunos. Se a escola não tem um site com sistema montado para EAD, o professor e coordenador terão que organizar a logística de entrega dos materiais. Segue algumas opções que provavelmente terão que ser usadas de modo concomitante para alcançar 100% dos alunos:

1) Apostilas Físicas:

A escola imprime o material organizado pelo professor. Deixa essas apostilas na secretaria e informa os pais por telefone para irem buscar uma vez por semana. Nesse mesmo esquema, as apostilas já preenchidas são entregues à escola e encaminhadas ao professores para correção. Para maior proveito nesse esquema é interessante realizar duas apostilas uma com os exercícios a serem feitos e a explicação para os alunos. E outra apostila menor  com intenção de orientar os pais, na qual teria o gabarito dos exercícios e breves explicações de como os pais podem ajudar os filhos em cada grupo de exercícios: como descrição de jogos e brincadeiras que os pais podem fazer de modo complementar. Se você tem medo que os pais entreguem o gabarito apenas para os filhos copiarem, então não mande o gabarito.

2) Envios digitais:

Se seus alunos tem algum acesso a internet, então pode enviar as apostilas em PDF por e-mail. Ou mesmo pelo watts. E as crianças copiam as respostas no caderno, tiram foto e te enviam por watts ou e-mail os resultados. Enviar os materiais por e-mail ou watts para serem baixados ajuda aqueles que não tem um acesso muito bom à internet. Se a realidade de seus alunos não permite que consigam baixar arquivos em PDF, escreva os enunciados direto no watts para serem respondidos no caderno.

Pode-se organizar grupos de watts com os pais para envio de gabaritos, materiais extras (vídeos com brincadeiras, atividades lúdicas) e explicações de materiais. E outro grupo para alunos ou faça o atendimento individual de quem tem dúvidas. Há também a possibilidade de montar grupos privados no Facebook caso esta seja uma rede fácil de acesso para seus alunos. Estipule um horário para passar o material e tirar dúvidas, para evitar que fique 24 horas respondendo mensagens.

3) Aulas Online:

Para realidades com acesso adequado à internet pode-se propor aulas online, na qual o professor organize transmissões no facebook, no instragram, no youtube (lives) na qual em tempo real explique o conteúdo e os alunos que assistem podem tirar suas dúvidas. Sem a necessidade de gravar vídeos e editá-los depois.

Nesse momento não se preocupe em realizar vídeos belos ou em montar um material todo colorido, e sim que a informação seja passada para seus alunos de modo claro. Você dá aulas todos os dias, então faça de contar que está a dar aulas ao falar diante da câmera, e tudo dará certo.

Recursos para suas aulas EAD:

Além de como enviar o material para nossos alunos o onde e como montaremos esse material também pode ser uma dor  de cabeça, por isso trago algumas dicas de recursos que podemos usar ao nosso favor.

  1. Vídeos Educativos: nem sempre precisamos fazer nossos próprios vídeos, antes de passar horas tentando gravar um vídeo faça uma pesquisa no youtube sobre o conteúdo e veja quais vídeos você encontra. Selecione aqueles que se adequam a seus alunos e envie os links juntamente com o material das atividades. Mas se você desejar gravar os próprios vídeos segue alguns link com dicas: Como gravar vídeos, Como criar uma vídeo aula.
  2. Google Class uma plataforma completa para fazer as aulas, enviar e receber atividades como se fosse um “escola de EAD” (vídeo explicativo).
  3. Formulários Google: Uma ferramenta gratuita que podemos usar para criar questionários, testes e provas, pois o formulário permite adicionar quantas perguntas desejarmos e ainda escolher em cada uma se queremos respostas de múltipla escolha ou com texto. Após criarmos o “formulário” é só enviar o link por e-mail ou watts para os alunos. Quando responderem suas respostas aparecem diretamente para você (Vídeo explicativo).
  4. Use o Power Point: Monte slides com textos explicativos, imagens e até exercícios para enviar ao seus alunos. Você pode gravá-lo como um vídeo para seus alunos assistirem, uma forma legal de explicar o passo a passo de brincadeiras e atividades a serem realizadas com as crianças sem precisar gravar e editar um vídeo.
  5. Infográficos e esquemas: monte “mapas mentais” com os conteúdos explicados para ajudar na compreensão visual. (Vídeo Explicativo)
  6. Como forma de complementar seu planejamento para aulas a distância vale também oferecer aos pais materiais que possam liberar para as crianças como dicas de canais de contação de histórias, canais de músicas educativas, aplicativos grátis de jogos educativos… Pesquise materiais que você acha adequado para seus alunos.

Ao enviar ou organizar atividades para serem feitas em casa mantenha em mente sempre a questão de que os pais e a criança compreendam o objetivo e importância daquela atividade, assim não precisa enlouquecer fazendo vídeos e materiais elaborados e sim se concentre no que deseja alcançar com a atividade enviada. Não há vergonha em mandar apenas vídeos e conteúdos produzidos por outros profissionais, pois o quê faz aquele determinado material ser relevante para sua turma é o uso que faz deste. Ou seja sempre envie junto de vídeos ou qualquer outro material uma breve explicação aos pais com os objetivos de aprendizagens daquele material específico e atividades a serem realizadas sobre o mesmo.

Por exemplo, ao enviar um vídeo de contação de uma história. Explique a importância das crianças compreenderem a sequência de fatos (início, meio, fim), desenvolvimento de oralidade, aprender a ouvir…. E proponha atividades a serem feitas posteriormente: como perguntas orais ou escritas que os pais possam fazer aos filhos após a história, ou uma produção artística como desenhar algum elemento da história. Com meus anos de sala de aula, tenho percebido que o quê mais faz os pais nossos parceiros é quando eles compreendem a importância de cada atividade, e assim param de achar que estamos apenas “brincando sem motivo algum”.

Usem os momentos de EAD para trazer os pais para mais perto dos professores, mostrando como eles podem ser parceiros e que ser professor não é apenas o executar a atividade (algo que os pais possam estar fazendo em alguns momentos) e sim a complexa tarefa de também planejar quais as melhores estratégias para ensinar e garantir que estas estejam ao alcance de todos os alunos seja no modo presencial ou à distância.

Compartilhe suas experiências, me conte nos comentários quais estratégias para ministrar aulas em EAD tem dado certo com sua realidade escolar. Vamos todos nos ajudar.

Abraços, Shana Conzatti

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2 Comentários

  1. Nossa, me ajudou muito. Vou seguir suas dicas e quando tiver um resultado, vou tentar vir aqui demonstrar como foi. Vou compartilhar isto com demais colegas. Obrigada!!!

    1. Author

      Fico muito feliz que tenha te ajudado. Obrigada pelo comentário. <3

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