Atividades da disciplina de História, alinha à BNCC, para trabalhar família e identidade, visando o respeito a todas às famílias e a compreensão da criança sobre sua origem. Essa atividade é legal também para o início do ano, quando estamos conhecendo nossos alunos e pode ser feita desde a Ed. Infantil até o mais velhos do Ensino Fundamental levando em conta outros objetivos da BNCC.
Família e identidade: EF01HI02
OBJETIVOS:
- Perceber que existem diferentes tipos de família
- Identificar quem faz parte da minha família
COMO FAZER:
Material:
- Foto da criança com a família
- Folha de entrevista sobre a família
- Folha da árvore genealógica (cada família pode montar a sua de modo criativo ou entregue uma imagem para ser preenchida)
Desenvolvimento:
1) Envie a folha de entrevista para as crianças fazerem em casa com perguntas.
2) Sente com as criança em roda para que mostrem as fotos das suas família e falem sobre as pessoas da foto e as que não estão ali (se os pais são separados, ou se os avós também moram na casa, ou se tem meios-irmãos, se um tio, primo estão morando também na casa…). Permita que falem livremente sobre suas famílias e que as outras crianças possam fazer perguntas. Caso seja difícil conseguir uma foto da família, peça apenas que desenhem a família.
Após todos terem mostrado suas família chame atenção para o fato de como todas as famílias são diferentes. Saliente como isso é positivo e o quê forma a identidade deles, pois as experiências são diferentes.
3) Então questione o quê é Família, deixe que criem suas definições. Traga a definição oficial do dicionário para ver se eles concordam, se querem acrescentar algo ou retirar. Monte um texto coletivo sobre o conceito de família para eles copiarem no caderno, abaixo eles colam a foto da família trazida ou que façam um desenho desta.
4) Usando a folha da entrevista peça que construam uma árvore genealógica. Para esta entregue um folha base, nos quadrados adequados eles devem desenhar a(s) pessoa(s) que se refere e escrever seu nome (se souberem).
Quando houver mais de uma pessoa na mesma função parental devem desenhar todos no mesmo quadrado. Assim se a criança tem três irmãos deve desenhá-los no mesmo quadrado. Caso não tenham ninguém naquela função apenas pintam o quadrado o deixando vazio. E podem desenhar outros quadrados e as linhas de ligação para demonstrar outras partes familiares (com padrastos, madrastas, meios-irmãos…)
Quando as árvores genealógicas estiverem pronta exponha na sala.
obs.: Essa atividade faz parte da apostila bimestral do 1° ano de nossa lojinha.
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Abraços, Shana Conzatti