Usamos o recurso da fotografia na sala de aula com frequência, contudo costumamos nos concentrar em pedir que nossos alunos tragam suas fotos ou trabalhar com as fotos retiradas em eventos escolares, e principalmente pelos professores. Contudo há uma infinidade de formas de usarmos a fotografia digital como recurso de aprendizagem. Ainda mais quando os celulares fazem parte da maioria dos cotidianos dos alunos das mais diversas idades.
Então ao invés de afastar esse, podemos trazê-lo para dentro das aprendizes escolares em vários momentos. E o trabalho com a fotografia acaba sendo uma ótima forma de introduzir esse recurso tecnológico, além de ir ao encontro da Competência Geral 5 (Cultura digital) da BNCC.
Trago algumas dicas simples (que fazem parte do e-book: Mídias Digitais na sala de aula) que podemos introduzir a produção fotográfica para engajarmos os alunos nas atividades de sala de aula e em casa.
Algumas ideias para trabalhar fotografia na escola:
Principais Objetivos BNCC: Apresentar-se, conhecer um pouco dos colegas, criar vínculos de amizade, aprender expressar-se e respeitar os outros. Trabalhar arte de fotografar, demonstrar visão do mundo, utilizar a criatividade, desenvolver noção de cores, iluminação, atenção. Usar fotos para se expressar e fixar a aprendizagem.
- Infantil: EO (EI03EO03, EI03EO04), EF (EI03EF01) TS (EI03TS02)
- Fundamental I: EF15LP13, EF15AR26, EF15AR04
- Fundamental II: EF69AR05, EF67LP30
- Médio: EM13LP14, EM13LP19, EM13LP20, EM13CHS501.
Fotografia como apresentação pessoal:
- Tirar selfs e compartilhar no meio digital escolhido pela turma. Conforme a idade da criança ela pode tirar a self ou pedir para um adulto. Ao compartilhar a foto com os colegas é interessante escrever um pequeno texto sobre si (seu nome, coisas que gostam ou esperam para esse ano…). As crianças não alfabetizadas os pais escreverem o textinho e lê os dos colegas para ela, as outras crianças é legal que escrevam sozinhas.
- Pode-se pedir fotos da família, fotos do quarto da criança, ou do pátio, ou do animal de estimação, da comida preferida, do bairro, dos melhores amigos… No entanto, antes de fazer qualquer solicitação conheça quem são seus alunos, pois em algumas realidades pedir algum tipo de foto pode trazer constrangimentos.
Desafios interativos:
- Pedir para as crianças tirarem fotos conforme o que veem (da janela de casa, na sala de aula, em um parque, quando olha para cima ou para baixo, no caminho da escola…) para então compartilhar com os colegas e escrever sobre a foto para treinar a escrita ou trabalhar com as outras crianças que façam perguntas para descobrir qual é aquele lugar.
- Invente desafios que envolvam toda a turma com fotos que devem ir sendo postadas de acordo com a foto anterior. Estipule um assunto como uma foto que contenham uma imagem que inicie com a letra final da foto anterior, ou que representem algum assunto trabalhado em sala. Assim uma criança coloca uma foto, e outra deve postar em seguida uma foto que satisfaça o desafio.
- Escolha categorias para montar advinhas, por exemplo: nomes de filmes/livros/músicas, ou para encontrar uma frase completa, um trava-lingua, um versinho, ditados populares, nome de cidades/países… Depois da categoria organizada cada criança deve enviar uma foto que represente algo escolhido dessa categoria para os colegas adivinharem.
- Proponha tarefas sobre diversos assuntos para seus alunos, no qual a resposta da tarefa será tirar uma foto ou conseguir uma imagem. Por exemplo: Peça objetos iniciados com a leta A, e assim as crianças devem tirar fotos de objetos pela casa iniciantes com essas letras e compartilhar no grupo da escola.
- Usar as fotos tiradas para fazer intervenções artísticas com filtros ou mesmo trabalhar proporções (como criar fotos em que algo pareça maior do que outro, ou que tenham elementos absurdos…).
Espero que essas ideias simples te inspirem muitas outras atividades com fotos.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti