O desafio desse ano para a comemoração do dia das mães, ou do dia de quem cuida de mim, é como proporcionar momentos significativos para as crianças e os adultos tendo os professores como mediadores online. Assim, pensei em algumas atividades que podem ser propostas nessa semana para homenagear as mamães em casa e demais cuidadores.
O principal objetivo dessa sequência didática é a interação criança e família, desenvolvendo a competência geral 9 (Empatia e cooperação) da BNCC. E mais especificamente, no caso da Ed. Infantil, o campo de experiência: O Eu, o outro e o nós.
Atividades iniciais:
Para iniciar a temática com as crianças escolha um vídeo de contação de história sobre as mamães ou família. Ou realize uma contação em conjunto com as crianças. Tenha preferência por histórias que falem sobre vários tipos de mães (ideia Aqui).
Ao final da história envolva as crianças na conversa perguntando qual é o tipo de mãe possuem (sendo vó, tia, ou até mesmo pai). E proponha para os pequenos que relate e desenhe o quê mais gosta dessa mãe. Já, para os alfabetizados que escrevam uma frase ou pequeno texto relatando as qualidades dessa mãe. Também, pode-se criar com as crianças uma lista de atividades que mais gostam de fazer em conjunto com a mãe e propor o desafio de durante essa semana façam algumas e depois contem ou escrevam como foi a experiência.
Se desejar relembre alguma música ou versinho curto sobre as mães para que as crianças reproduzirem para suas mães, alguns versinhos AQUI.
Cartão e lembrancinha:
Para a realização das lembrancinhas proponha algo que envolva a interação da criança e da mãe, como: juntos montarem um porta retrato com palitos ou decorarem um pote de biscoitos ou mesmo um pano de prato (algumas ideias). O importante nesse momento é a interação entre o par, por isso tenha preferência por lembrancinhas o mais simples possível e que usem materiais fáceis de serem encontrados nas casas da sua realidade escolar.
Ou ao invés de propor uma lembrancinha sugira oficinas como fazerem uma receitas juntos ou brincadeiras cooperativas.
Se desejar organizar um cartão, pense em moldes simples e que permitam que a mãe interaja quando a criança é pequena e que os maiores consigam realizar sozinhos com os materiais encontrados em casa. Algumas das ideias, aqui, são bem fáceis de fazer.
Finalize com vale-presente!
Para finalizar envie para seus alunos os vale-presentes para imprimirem e pintarem. Para os que não tiverem impressoras, oriente-os a fazer os vales desenhando e recortando em uma folha branca. Oriente que a criança coloque os vales em um envelope decorado ou dentro do cartão. Estes vales servirão como presente, caso as crianças não possam sair para comprar outro, além de serem oportunidades para desenvolverem a interação e integração entra a família.
Explique para a criança o quê cada vale é e como pode ser usado. As famílias podem usar todos os vales no dia das mães ou um vale por dia. Se desejar invente outros vales com seus alunos e acrescente no presente. Eles vão adorar!
(Salve a imagem e imprima)
Ideias de atividades com as mamães na escola:
Abraços, Shana Conzatti
Confira nossos planos de aulas, jogos pedagógicos e e-books com atividades desde o berçário até o 5° ano do Ensino Fundamental alinhados à BNCC, AQUI. |