Atividades da disciplina de História, alinha à BNCC, para trabalhar identidade e recordação, ou seja a percepção da passagem do tempo e de como estas são lembradas. Essa atividade é legal também para o início do ano, quando estamos conhecendo nossos alunos e pode ser feita desde a Ed. Infantil até o mais velhos do Ensino Fundamental levando em conta outros objetivos da BNCC.

 

Minhas memórias (identidade e recordação): EF01HI01

 

OBJETIVOS:

  • Trabalhar o conceito de recordação/lembranças
  • Perceber aspectos emocionais do seu crescimento
  • Trabalhar a noção de passado/futuro através das recordações.

 

COMO FAZER:

Material:

  • Caixa de sapato decorada
  • Objetos/fotos trazidas pelas crianças

 

Desenvolvimento:

1) Pergunte para seus alunos o quê são lembranças/recordações? São referentes a acontecimentos que já aconteceram ou vão acontecer? Ajude-os dando exemplo: Eu recordo de meu aniversário de criança, eu recordo da aula que tivemos semana passada.

Traga a descrição do dicionário e leia para eles. Então peça que desenhem uma recordação que os marcou de modo positivo, ou seja, que os deixem felizes ao lembrar, de quando eram da Ed. Infantil.

Eles podem compartilhar o desenho com os colegas contando do quê se trata e por que aquilo foi escolhido, e por que o deixou feliz.

 

2) Peça para cada criança escolher em conjunto da família alguns objetos, fotos, roupinhas de bebê, brinquedos… que tragam boas recordações para ela. E que ela gostaria de guardar com carinho para relembrar dessas situações mais adiante.

A caixa de sapato pode ser anteriormente personalizada pela criança com tinta, papel picado na escola ou solicite juntamente como tarefa de casa.

No dia marcado as crianças trazem a caixa com os objetos para escola. E na roda contam por que escolheram cada objeto, quais sentimentos os fizeram escolher e quais recordações esses trazem.  Ou eles podem gravar um vídeo em casa para ser enviado ao grupo da turma, para todos verem com suas famílias.

 

3) Diga para escolherem um objeto da caixa mais significativo ou aquele que queiram para registrarem na folha de atividades, depois pode-se colar no caderno como sistematização da atividade.

atividades sobre identidade e recordações da infância

 

obs.: Essa atividade faz parte da apostila bimestral do 1° ano de nossa lojinha. 

apostilas de ensino fundamental 1° ano

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: