Educa Criança
Jogo da velha

Jogo da velha: objetivos de aprendizagem e construções

O Jogo da velha é um divertimento que crianças podem desafiar seus colegas usando apenas lápis e papel. Apesar de simples é um ótimo jogo para estimular o raciocínio rápido, estratégia de jogabilidade, paciência, lidar com a frustração, atenção e concentração. Também trabalha conceitos matemáticos de linhas horizontal, vertical e transversal; classificação e quantidades.

Então, que tal ensinar seus alunos a jogarem esse rico jogo? Desde os 4 anos as crianças começam a compreender as regras com maior facilidade, mas podem demorar um pouco para conseguirem jogarem sem supervisão.

Duas ideias para deixar a experiência do jogo da velha mais interessante:

1) Jogo com material variado:

Monte com suas crianças vários tabuleiros do jogo da velha usando palitos, canudos, tampinhas de garrafas, botões ou qualquer outro material que esteja disponível.

Jogo da velha

Como exemplo, este construi com retalhos de EVA, canudinhos e tampinhas de garrafa. Montei um envelope com EVA para guardar o jogo.

Em momentos de jogos na sala, as crianças podem pegar o jogo e convidar um colega para jogar.

2) Tabuleiro Gigante:

Para trabalhar a motricidade ampla e o trabalho em grupo fiz com minha turma esse tabuleiro giganteJogo da velha. Fiz a grade com fita crepe e usei para jogar peças de outro jogo de montar.

Pode-se jogar de duas maneiras: de modo clássico em que duas crianças por vez jogam. Ou entregar uma peça para cada criança formando dois grupos de jogadores e um por vez devem colocar a sua peça tentando fazer com que seu time ganhe.

O jogo gigante, além dos objetivos do jogo clássico, também desenvolve a motricidade, um modo mais amplo de perceber as linhas, atenção aos seus pares, noção de equipe, ajuda mútua e controle da ansiedade.

Confira jogos pedagógicos diversos e únicos para sua sala de aula, AQUI.

Bom Jogo!

Abraços, Shana Conzatti.

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

comentários

Deixe um comentário:

%d blogueiros gostam disto: