Como trabalhar com as lendas do Folclore? No site já disponibilizei várias ideias lúdicas sobre o tema. Agora trago algumas dicas de trabalho sobre folclore com interpretação de texto tanto para Educação Infantil quanto para Séries Iniciais. Pois compreender um texto, conseguindo informar seu início, meio e fim ou responder perguntas sobre este é importante mesmo antes da criança ter adquirido o hábito da leitura.
Mas antes, uma breve explicação sobre o quê realmente é o folclore. Essa introdução pode ser lida ou contada como forma de iniciar as atividades pedagógicas sobre as lendas brasileiras.
O quê é folclore?
Folclore é um conjunto de lendas e mitos no qual é passado de geração por geração, normalmente através de relatos orais que podem sofrer algumas modificações conforme a região, contudo apresentam uma mesma base.
As histórias foram surgindo quando nossos ancestrais se reuniam ao redor da fogueira e inventavam histórias com intenção de “explicar” fenômenos naturais que não compreendiam, ou como forma de passar um ensinamento social aos mais novos, ou ainda para assustar e garantir que as pessoas não fizessem algo contra os costumes ou que pudesse ser perigoso. As histórias foram fazendo parte do imaginário das gerações seguintes criando costumes ao redor dessas até se tornarem folclóricas, ou seja que fizessem parte da cultura local.
Textos com as lendas para imprimir (retirados da internet):
Selecionei alguns textos curtos que podem ser usados durante as aulas, mas você pode escolher qualquer outro texto folclórico. Para baixar os textos clique, AQUI.
As lendas do folclore Brasileiro são compostas de uma variedade de origens, assim como é nosso país. Há histórias que são consideradas de todo o território e outras mais regionais. Na hora de escolher um texto para trabalhar com seus alunos fica sua escolha. Pode-se pegar lendas super populares como a do Saci, ou lendas indígenas, africanas ou específicas de seu estado. Escolha as lendas que as crianças mais irão se interessar independente se é do seu estado ou de outros.
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Português (EF15LP02, EF15LP03, EF15LP15)
Ed. Infantil: EF (EI01EF03, EI01EF08 e EI02EFo3, EI02EFo4, EI02EF08 e EI03EFo3, EI03EF08)
obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.
Como trabalhar a interpretação das lendas do Folclore na Educação Infantil e 1° ano do fundamental:
Na educação infantil ou para crianças do fundamental que ainda estão adquirindo a habilidade da leitura trabalhe uma lenda por vez. Conte para as crianças a lenda escolhida de um modo lúdica como fantoches ou outro recurso: ideias para contação de histórias.
Após o relato da história faça perguntas coletivas ao grupo como:
- Quais os personagens/pessoas ou animais aparecem na história?
- O quê aconteceu: deixe que recontem a história, vá orientando com perguntas de o quê aconteceu depois que tal coisa aconteceu, como reagiram e como acabou. Incentivando que relatem com início, meio e fim.
- Pode ser reescrita a história, tendo o professor como escriba e as crianças ditando, em um cartaz. Para ajudar a “leitura” das crianças represente com desenhos as palavras que sejam possíveis.
- Faça uma nova leitura coletiva, agora do cartaz, mostrando com o dedo cada palavra que está sendo dita.
- Ao final pode-se propor um registro da lenda contada: as crianças desenham ao seu modo ou apresente alguma técnica artística ou de colagem sobre a lenda. E utilizando esse registro peça para a criança te contar o quê ela produziu (qual personagem ou situação apresentada na lenda).
Em cada lenda contada pode-se fazer um mesmo processo com técnicas de contação ou registro diferenciados. Vá colando as imagens e os títulos que representam a lenda em um cartaz, para que as crianças as relembrem. Em momentos de brincadeiras incentive as crianças a escolherem uma imagem e recontarem a lenda para os colegas.
Como trabalhar a interpretação das lendas do Folclore na Série Iniciais (crianças leitoras):
Para as crianças que já leem, mesmo que de forma inicial, entregue uma lenda para cada grupo de quatro ou cinco crianças. Escolha texto maiores para os que leem melhor e textos mais resumidos para leitores iniciantes.
- Deixe que os grupos leiam suas lendas e discutam entre os grupos sobre o quê se trata. Ajudando caso precisem.
- Peça que cada grupo vá a frente e escolha um colega para ler a lenda em voz alta para todos os colegas. Caso seus alunos não tenham ainda a fluência necessária, ajude-os na leitura.
- Após a leitura abra as questões para todas as crianças, faça perguntas de interpretação: quem eram os personagens, o quê aconteceu, como o conflito se resolveu, sobre o quê falava essa lenda…
- Depois que todos os grupos apresentarem. Proponha que o grupo ou de modo individual que seus alunos produzam uma pequena história sobre aquela lenda (pode ser uma história nova usando os personagens ou apenas uma reprodução da lenda nas palavras deles).
- Faça uma correção rápida dos textos em conjunto dos escritores para corrigir possíveis erros de continuidade, como terem esquecido de fazer um final ou escrito alguma frase de difícil compreensão.
- Troque esses textos produzidos entre as crianças. As crianças que receberam o texto devem responder no caderno ou na mesma folha questões feitas no quadro como: quais personagens, quais as características dos personagens, o quê aconteceu, se o texto é igual ou diferente da lenda…. (faça questões que façam seus alunos terem que pensar sobre o texto para responder). Caso sua turma tenha dificuldades em leitura individual, escolha alguns textos para ir fazendo a interpretação diretamente no quadro, chamando crianças para responder.
Como complemento da interpretação pode-se entregar para as crianças os textos das lendas recortados em três partes, nas quais terão que colar no caderno em ordem correta. Ou lendas faltando o título ou uma parte como o final, na qual as crianças terão que escrever o quê falta (do modo como se lembram ou inventar um final).
Outra atividade divertida é entregar uma lenda com personagens trocados, por exemplo contando a lenda do Saci, mas usando o lobisomem ou modificando as características do Saci. E ver se as crianças descobrem onde está o erro e depois que reescrevam de modo correto.
Gostaram das dicas para trabalhar a interpretação de textos com nossas lendas? Essas dicas podem ser aproveitadas para quaisquer outros tipos de textos, aproveitem e abusem em suas salas.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti