Ideia para trabalhar os lugares de convivência na disciplina de geografia, alinhada à BNCC.
Lugares de convivência: EF01GE01
OBJETIVOS:
- Identificar nossos lugares de convivência
- Perceber as semelhanças e diferenças entre eles
- Perceber por que são lugares de conivência
COMO FAZER:
Material:
- Folha de desenho
- Lápis de cor e canetinha
- Imagens casas, escolas, parques
Desenvolvimento:
1) Questione seus alunos o quê significa a palavra convivência. Pode-se procurar no dicionário. A partir dessa definição questione o que seria então os lugares de convivência e se eles conseguem pensar em lugares desses em seu cotidiano.
Mostre imagens das casas, escolas e parques (podem ser fotos tiradas no bairro ou imagens retiradas da internet, essas imagens podem também ter sido enviadas pelos pais para o grupo da turma).
Converse com as crianças sobre suas experiências nesses lugares. Vá anotando as observações das crianças de cada um dos lugares, para depois montarem um cartaz e expor (ou apenas para organizar as ideias fazendo uma releitura com seus alunos do que cada lugar representa em suas vidas).
- Como é a casa deles, o que gostam de fazer lá, quais pessoas eles convivem…
- E a escola, como é? Que tipos de pessoas estão ali? Quais são seus amigos?
- Eles visitam parques? Quando e que tipo? (do condomínio, uma praça próxima..) vão sozinhos? Vão com os pais? Quem mais encontram quando vão ao parque? O que fazem?
2) Divida a folha em três partes. Escreva no quadro como título (Meus lugares de convivência) para eles copiarem, ou entregue uma folha já com as divisões e o título. Peça que desenhem em cada parte da folha os lugares de convivência e o que eles mais gostam de fazer nesse espaço com outras pessoas.
Eles devem desenhar a sua casa, a escola e um parque que frequentam (pode ser o parquinho da escola caso não vão a outro). Essa folha pode ser colada no caderno para relembrar quais os nossos lugares de convivência primários.
obs.: Essa atividade faz parte da apostila bimestral do 1° ano de nossa lojinha.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti