Duas ideias trabalhar os Meios de transporte e trânsito com crianças pequenas e também no Ensino Fundamental com os objetivos da BNCC.
Sequências didáticas de Meios de transporte e trânsito:
1) Pista de carrinhos na parede:
Objetivos da BNCC:
Ed. Infantil: CG (EI01CG02, EI01CG05 e EI02CG02, EI02CG03, EI02CG05 e EI03CG02, EI03CG05)
Momento 1: corte os EVAs ou papéis em tiras largas, desenhe risquinhos brancos para formar uma pista. Cole um EVA ao lado do outro acompanhando a parede para formar uma pista, na altura do peito das crianças quando elas ficam em pé (se no berçário houver aquelas barras para as crianças se apoiarem, pode-se colar a pista logo acima da barra).
Momento 2: Coloque carrinhos de brinquedo no chão para as crianças explorarem. Mostre a pista, passe um carrinho por essa fazendo o barulho de carro. Deixe os bebês aos poucos irem até a pista e brincar como desejarem. Enquanto os bebês brincam, tentando se equilibrar para passar os carrinhos dentro da pista, vá ajudando-os a identificar as cores, tamanhos e tipos de meios de transportes que estão segurando. Permita que eles explorem os movimentos e interajam com outros colegas, encontrando soluções com seu apoio de como dois carrinhos vão passar ao mesmo tempo na pista.
Essa atividade pode ser feita com crianças maiores ao acrescentar na brincadeira as regras de trânsito, desenhando faixas de seguranças e lugares no quais as crianças precisam parar e prestar atenção nas placas. Plano de aula completo para trabalhar o trânsito com os bebês com mais 5 sequências didáticas, AQUI.
2) Gráfico caminho escola:
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Matemática (EF01MA21 e EF02MA22 e EF03MA26)
Ed. Infantil: ET (EI03ET08) e EO (EI02Eo4 e EI03EO04, EI03EO06)
Momento 1: Questione as crianças como elas vêm para a escola: carro, ônibus, a pé, moto… Escreva em uma cartolina esses modos, formando colunas. Faça também um desenho que represente esses modos de vir para a escola. (se tiver dúvidas de como trabalhar com gráficos confira a postagem no blog: Como trabalhar com gráficos)
Momento 2: Diga para cada criança colar sua fichinha na coluna que representa o modo como ela vem para a escola, formando assim um gráfico de preferência. Ou para os maiores que façam uma entrevistas com os colegas da turma para descobrirem como esses vem para a escola, e depois eles comparam os resultados e montam o gráfico de modo coletivos.
Momento 3: Faça a contagem coletiva das fichas, observando qual coluna tem mais ou menos fichas. Aproveite para fazer perguntas sobre qual meio de transporte as crianças mais usam.
Gostaram dessa sequência didática? Adquira os planos de aula completos com os detalhes de como trabalhar a SEMANA DO TRÂNSITO em cada IDADE e com mais 10 sequências didáticas: Ed. Infantil e Ensino Fundamental.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti