Como trabalhar com gráficos de preferências?

Nem sempre lembramos de incluir os gráficos de preferência em nosso planejamento ao pensarmos nos conceitos matemáticos. Mas os gráficos são importantes estratégias para o aprendizado lógico-matemático que pode ser incluído desde o maternal (3 anos). Além de ser, ao contrário que muitos pensam, bem fáceis de construir.

Objetivos dos gráficos de preferências:

  • Contagem;
  • Classificação;
  • Noção de mais e menos;
  • Visualização de quantidades;
  • Expressar autonomia ao escolher;
  • Compreender que existe diferenças entre os gostos dos colegas;
  • Desenvolver a habilidades para ler informações matemáticas necessárias na vida escolar;
  • Diferenciar linhas horizontais e verticais;
  • Testar hipóteses;
  • Desenvolver noção espacial no papel.

Como trabalhar em sala de aula com gráficos de preferências:

  1. Acrescente o gráfico durante a realização de projetos ou assuntos trabalhados. Podem ser realizados para se descobrir qual o próximo assunto a ser trabalhado ou quais as preferências das crianças em cima de um determinado assunto.
  2. Construa o gráfico juntamente com as crianças. Quanto mais simples, mais fácil para elas compreenderem.
  3. Escolha junto com as crianças quais serão as opções a serem escolhidas para serem postas no gráfico.
  4. Entregue papeis de tamanho igual para que cada criança os cole de acordo com a escolha que desejarem.
  5. Ao finalizar a montagem do gráfico, faça a contagem do resultado. Dê ênfase ao mostrar qual coluna ficou com mais ou com menos. Ajude as crianças a contarem e a chegarem em suas conclusões sobre o resultado.

Exemplo prático:

A imagem da postagem é de um gráfico construído durante o projeto sobre alimentação. As crianças, com 4 anos, começaram a conversar sobre quais frutas gostavam ou não.

A partir disso, foi montado o gráfico com as opções Melancia e Laranja (as frutas trazidas para o lanche). Como as crianças não leem foi feito os desenhos das frutas e explicado que cada criança iria votar na sua fruta preferida. Cada uma ganhou um papel e veio ao cartaz colá-lo na coluna da sua fruta preferida. Depois foi feita a contagem e conversa sobre as frutas.

O gráfico além dos conceitos matemáticos, abriu a possibilidades para discussões e curiosidades das crianças. Sobre quem gostava de tal fruta, se era possível fazer gráficos em outras situações, se um colega trocasse de lugar as colunas seriam iguais e daí o que acontecia?…

Registro do gráfico:

gráficos de preferênciasAs crianças a partir de 3 anos já podem ser desafiadas a tentarem representar o resultado do gráfico com o desenho. Esse fechamento da atividades irá desenvolver a noção viso-motora, além da resolução de problemas. Pois a criança terá que encontrar uma forma de reproduzir o gráfico com as suas habilidades já adquiridas.

 

Espero que tenham gostado das dicas!

Abraços, Shana Conzatti.

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

https://www.planosdeaulaeprojetos.com.br/