Pés de latas é um brinquedo antigo, que divertiu várias gerações. Os pais faziam para seus filhos ou as próprias crianças maiores faziam para elas e seus irmãos menores. Devemos continuar a fazer esses brinquedo para nossos alunos? Que aprendizados os pés de latas podem trazer para as crianças de hoje?
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Disciplina Ed. Física (EF12EF01, EF35EF01)
Ed. Infantil: CG (EI02CG02, EI02CG03 e EI03CG02)
O quê as crianças aprendem com pés de latas?
- É um brinquedo barato de se fazer, no qual usamos material reciclado. E por isso já teria sua utilidade ao trabalharmos com as crianças sobre a conscientização de preservação de nosso meio-ambiente.
- Os pés de latas trabalham a motricidade ampla da criança, seu senso de equilíbrio, coordenação pés e mãos, moderação da força e do movimento.
- Quando uma criança sobe no brinquedo ela deve enfrentar seu medo de cair e testar nova possibilidades de se locomover para andar sem cair.
- Este brinquedo incentiva a cooperação entre os pares, pois é comum que uma criança veia ajudar a outra a andar nos primeiros momentos. Cria parceria e zelo entre colegas, assim como confiança.
Como construir pés de lata?
Material:
- 2 latas de mesmo tamanho, vazias e com tampa. (pode ser latas de produtos alimentícios ou de tinta)
- 1 prego e martelo
- cordão ou lã
- EVA ou tinta para decorar (opcional).
Como fazer: Fure com o prego um furo em cada lado da lata, fazendo um total de dois furos paralelos em cada lata. Prenda o cordão nesses furos, deixando uma alça grande o suficiente para a criança segurá-la sem precisar ficar corcunda. Tampe a lata para ser o suporte dos pés. Se desejar decore a lata com tinta ou EVA, as crianças podem fazer desenhos na lata para transformá-la em pés de dinossauros, robôs…
Como utilizar esse brinquedo na escola:
- Deixe como opção de brinquedos de pátio ou sala de brincadeiras, em que as crianças possam pegar os pés de latas quando desejarem.
- Proporcione corridas com pés de latas ou circuito em que as crianças devem passar por caminhos sinuosos com os pés de latas.
- Em brincadeiras de imitar bichos ou fechamentos de histórias (vamos andar como o elefante? como o gigante da história do pé de feijão?).
- Recurso para aulas de Ed. Física.
- Recurso motor para aulas de matemática ou alfabetização, em que as crianças devem alcançar a letra ou número dito usando o pé de lata ou andar quantos passos represente o resultado de uma conta ou a quantidade de sílabas de algum palavra.
Quem brincava de pé-de-lata na infância? Conta aí. Eu adorava.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Ideias extras de atividades de motricidade:
Abraços, Shana Conzatti