pés de latas

Pés de latas é um brinquedo antigo, que divertiu várias gerações. Os pais faziam para seus filhos ou as próprias crianças maiores faziam para elas e seus irmãos menores. Devemos continuar a fazer esses brinquedo para nossos alunos? Que aprendizados os pés de latas podem trazer para as crianças de hoje?

Objetivos da BNCC:

Ens. Fundamental: Disciplina Ed. Física (EF12EF01, EF35EF01)

Ed. Infantil: CG (EI02CG02, EI02CG03 e EI03CG02)

O quê as crianças aprendem com pés de latas?

  • É um brinquedo barato de se fazer, no qual usamos material reciclado. E por isso já teria sua utilidade ao trabalharmos com as crianças sobre a conscientização de preservação de nosso meio-ambiente.
  • Os pés de latas trabalham a motricidade ampla da criança, seu senso de equilíbrio, coordenação pés e mãos, moderação da força e do movimento.
  • Quando uma criança sobe no brinquedo ela deve enfrentar seu medo de cair e testar nova possibilidades de se locomover para andar sem cair.
  • Este brinquedo incentiva a cooperação entre os pares, pois é comum que uma criança veia ajudar a outra a andar nos primeiros momentos. Cria parceria e zelo entre colegas, assim como confiança.

Como construir pés de lata?

Material:

  • 2 latas  de mesmo tamanho, vazias e com tampa. (pode ser latas de produtos alimentícios ou de tinta)
  • 1 prego e martelo
  • cordão ou lã
  • EVA ou tinta para decorar (opcional).

Como fazer: Fure com o prego um furo em cada lado da lata, fazendo um total de dois furos paralelos em cada lata. Prenda o cordão nesses furos, deixando uma alça grande o suficiente para a  criança segurá-la sem precisar ficar corcunda. Tampe a lata para ser o suporte dos pés. Se desejar decore a lata com tinta ou EVA, as crianças podem fazer desenhos na lata para transformá-la em pés de dinossauros, robôs…

Como utilizar esse brinquedo na escola:

  • Deixe como opção de brinquedos de pátio ou sala de brincadeiras, em que as crianças possam pegar os pés de latas quando desejarem.
  • Proporcione corridas com pés de latas ou circuito em que as crianças devem passar por caminhos sinuosos com os pés de latas.
  • Em brincadeiras de imitar bichos ou fechamentos de histórias (vamos andar como o elefante? como o gigante da história do pé de feijão?).
  • Recurso para aulas de Ed. Física.
  • Recurso motor para aulas de matemática ou alfabetização, em que as crianças devem alcançar a letra ou número dito usando o pé de lata ou andar quantos passos represente o resultado de uma conta ou a quantidade de sílabas de algum palavra.

Quem brincava de pé-de-lata na infância? Conta aí. Eu adorava.

jogos e brincadeiras

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Ideias extras de atividades de motricidade:

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: