Projeto Copa do Mundo

É copa! Trago o projeto copa do mundo para Ed. Infantil e Séries Iniciais, pode ser usado também para trabalhar sobre os diferentes países e esportes.

Projeto Copa do Mundo:

Objetivos da BNCC: 

Ens. Fundamental: Artes (EF15AR04, EF15AR05) e Ed. Física (EF12EF01 e EF35EF01)

Ed. Infantil:  TS (EI01TS02 e EI02TS02 e EI03TS02) e CG (EI01CG02, EI01CG05 e EI02CGo3, EI02CGo5 e EI03CGo2, EI03CGo5)

obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.

1) O que é a copa?

Objetivos: perceber características da copa, descobrir sobre países, pesquisar, discussão em sala, escolher os pontos a serem trabalhados, ver curiosidades, estimular o interesse das crianças pelo assunto.

Nível: Maternal, Pré-escola e Fundamental

Atividade:

  • Envie como tema para casa, alguns dias antes, para as crianças trazerem material sobre a copa (imagens, textos, recortes de jornal ou relatos escritos ou contados pelos pais sobre o que é a copa. Envie um bilhete pedindo material ou uma folha com perguntas e respostas para os pais ajudarem as crianças a fazerem).
  • Em sala, sente com as crianças e converse sobre o tema: questione se sabem o que é a copa? Como é o jogo de futebol? Quais países participam? Deixe as crianças contarem o que já sabem. Analise o material trazido por elas, converse sobre e monte um cartaz com esse material. Anote dúvidas ou curiosidades surgidas pelas crianças para serem trabalhadas posteriormente com pesquisas ou atividades extras.
  • Escolha, com as crianças, o que eles irão trabalhar primeiro: o futebol (ideias de atividade, AQUI), Sobre os jogadores e seus países ou sobre o país sede da copa (Projeto Rússia, Aqui).

2) Jogos da copa e seus países:

Objetivo: trabalhar calendário, tabelas, expectativa, números, regras de jogos.

Nível: Pré-escola e Fundamental

Atividades:

  • Monte em sala um calendários com os jogos da copa e tabela para as crianças preencherem os resultados.
  • Antes de cada jogo faça uma votação com as crianças sobre quem eles acham que vai ganhar aquela partida. Após o jogo volte aos votos e veja quem acertou, complete também com as crianças os resultados.
  • Aos que escrevem, peçam quem façam textos tipo notícias, contando como foi determinado jogo. E assim pode-se montar um jornalzinho da copa feito pelas crianças. Cada criança pode escrever um texto sobre cada jogo, ou escolha uma criança para relatar um jogo por vez e depois monte um jornalzinho coletivo.

3) Futebol de dedinho:

Projeto Copa do Mundo

Objetivos: recorte e pintura, coordenação fina e ampla, respeito a regras, trabalho em equipe.

Nível: Maternal, Pré-escola e Fundamental

Atividade:

  • Entregue moldes de dedoches para as crianças montarem seus próprios jogadores. (Moldes dos jogadores da image, aqui)
  • Crianças do fundamental, podem criar seus próprios moldes, basta entregar uma folha com os dois círculos dos dedinhos, para que as crianças façam seus jogadores do tamanho correto.
  • Após a confecção dos dedoches, crie jogos em duplas ou pequenos grupos em tabuleiros que as próprias crianças podem ter feito.
  • Aproveite para conversar sobre os jogadores: quais eles gostam? quais o números das camisas? Quais as cores das camisas de cada time?

4) Jogo dos Mascotes:

projeto copa do mundoObjetivos: memória, criatividade, percepção dos iguais, representação de diferentes culturas, significados de palavra e símbolos.

Nível: Maternal, Pré-escola e Fudamental

 

Atividades:

  • Converse com a turma sobre o que é um mascote. Sobre símbolos que representam algo. Mostre a imagem com os mascotes de todas as copas, procure sobre o que significa esses mascotes com a turma (Informações sobre mascotes, Aqui)
  • Imprima duas vezes as imagens e monte um jogo de memória com as crianças.
  • Desafie as crianças e inventarem um mascote para a turma, que façam o desenho e deem um nome. Depois faça votações na turma para escolherem entre os desenhos e os nomes qual será o mascote da turma.

5) Quais os países da copa?

Objetivos: localização no mapa, conversa sobre culturas diferentes, reconhecer bandeiras e curiosidades sobre outros países, formação de palavras.

Nível: Pré-escola e Fundamental

Atividade:

  • Traga para a sala o mapa Mundi. Coletivamente marque com as crianças a localização dos países participantes da copa. Pode-se marcar o local com o nome e a bandeira do país e deixar exposto na sala.
  • A partir do mapa faça perguntas para as crianças responderem de acordo com o nível de ensino: qual país está mais perto de qual? Qual está a cima do Brasil? Quais ficam no hemisfério Sul? Qual está a direita de determinado país? Quais estão em quais continentes? (Para os pequenos faça perguntas orais apenas de localização simples, para os maiores peça que escrevam suas respostas no caderno ou faça gincanas dividindo a turma em grupos que devem responder as perguntas mais rápido que outro grupo.
  • Imprima as bandeiras e faça jogos com as crianças: para os menores corte cada bandeira pela metade e deixe as crianças encontrarem seus pares (jogando como memória das metades ou como quebra-cabeças). Para os maiores separe as bandeiras de seus nomes e faça jogos para eles encontrarem os países de cada bandeira.
  • Use as bandeiras para trabalhar cores, formas, posição das listas. Nomes dos países, letras iniciais, separação de sílabas…

Para finalizar o projeto trabalhe sobre a cultura de cada país, separando a turma em grupos para fazerem pesquisas. Ou traga em cada semana alguma curiosidade sobre um determinado país. Ou, ainda, escolha apenas um país para trabalhar mais detalhadamente, como o país que é sede da capa. (Projeto Rússia, Aqui).

Abraços, Shana Conzatti

Confira nossos planos de aulas, jogos pedagógicos e e-books com atividades desde o berçário até o 5° ano do Ensino Fundamental alinhados à BNCC, AQUI

Deixe um comentário: