Educa Criança
Na Copa tem futebol

Na Copa tem futebol! Sequência didática de leitura com música

Futebol é um esporte popular em nosso país, em época de copa ou não, por isso é um assunto que pode ser trabalhado em qualquer momento do ano.  A sequência didática “Na Copa tem futebol” utiliza como ponto de partida a música da banda Skank para trabalhar conceitos de musicalidade, motricidade, leitura, escrita ou oralidade, entre outros.

Na Copa tem futebol: sequência didática

Texto e Música base:

Separei uma parte da música para ser trabalhado de modo mais fácil com as crianças da Pré-escola e das Séries Iniciais, mas confira letra completa e música AQUI.

Uma partida de Futebol

Bola na trave não altera o placar.
Bola na área sem ninguém pra cabecear.
Bola na rede pra fazer o gol.
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?
O meio-campo é lugar dos craques.
Que vão levando o time todo pro ataque.
O centroavante, o mais importante.
Que emocionante é uma partida de futebol!

(Skank: Nando Reis e Samuel Rosa)

1) O futebol através da escrita e da música:

Objetivos: leitura, interpretação, rima, conceitos sobre futebol, criação textual escrita ou oral.

Atividades:

  • Leia para as crianças o texto. Converse sobre o quê é o texto e questione o quê cada frase quer mostrar. Deixe as crianças falarem sobre as posições dos jogadores, sobre as regras do jogo e que contem experiências relacionadas ao esporte.
  • Incentive que as crianças contem ou inventem histórias com o tema futebol. Para as turmas de alfabetização que escrevam um parágrafo ou frase sobre o tema e depois leiam para seus colegas.
  • Faça um gráfico no quadro de quais times as crianças torcem. (texto com dicas de como trabalhar com gráficos, AQUI)
  • Trabalhe o texto de acordo com a idades de seus alunos: pedindo para destacarem palavras que rimam, separando sílabas, lendo frases…
  • Mostre a música para as crianças. Deixe-as cantarem e dançarem. Após pergunte que partes  da música encontraram no texto trabalhado anteriormente e quais novas partes eles descobriram e sobre o acham que diz cada parte nova. (música para ouvir, AQUI)
  • Você pode enviar como tema de casa duas ou três frases da música e pedir para as crianças escreverem o quê este significa (o quê o cantor quis dizer com aquele verso).

2) O jogo de futebol

Objetivos: trabalho em equipe, coordenação motora, conhecer as principais regras do futebol, conhecer outras maneiras de “futebol”.

Atividades:

  • Leve as crianças para um espaço amplo e ajude-as a montarem os times e a reforçarem as regras para fazerem os jogos de futebol.
  • Converse sobre os treinamentos dos jogadores, que não é apenas o jogo e também saber controlar e chutar a bola. Faça circuitos de desafios com as crianças em que devem fazer um percurso rolando a bola com o pé, desafios de chute a gol, rodinhas que devem passar a bola com a cabeça de uma criança para outra…
  • Pode-se organizar pequenos campeonatos com as regras escolhidas pelo grupo: como quantos jogadores, tempo de jogo ou se vai ganhar quem fizer gol primeiro…
  • Converse com as crianças sobre que outros tipos de futebol eles conhecem (de campo, de salão, de botão, de mesa…)

3) Variações do futebol:

Se desejar, para finalizar construa com sua turma tabuleiros para jogarem em sala de aula. Segue algumas ideias, tiradas da internet, para inspirá-los.

Abraços, Shana Conzatti.

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

 

https://www.planosdeaulaeprojetos.com.br/

comentários

Deixe um comentário:

%d blogueiros gostam disto: