Projeto verão para iniciar o ano enfrentando o calor e trabalhando as estações do ano. As atividades foram dividas para contemplar a Educação Infantil e Séries iniciais.
Objetivos Gerais: identificar a estação do ano, diferenciar de outras estações, aumento do vocabulário, autoconhecimento, percepção do meio ao seu redor, classificação.
Projeto Verão, atividade
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Ciência (EF01CI06 e EF02CI04, EF02CI06) e Geografia (EF01GE05 e EF02GE05)
Ed. Infantil: ET (EI02ET02, EI02ET03 e EI03ET02, EI03ET03) e EO (EI02EOo4 e EI03EO04)
obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.
1. Como é o verão?
Objetivos: reconhecer as características da estação do ano, trocar experiências, desenvolver oralidade.
Material: papel pardo e canetinha, ou quadro e giz.
Atividade; Sentar com as crianças em roda e questionar se está quem ou frio, e qual a estação do ano que estão. Ao descobrirem que é o verão, fazer uma lista das características dessa estação. Vá listando o que as crianças dizem. Questione sobre o que elas gostam de fazer no verão.
Para Ed. Infantil entregue uma folha para que as crianças desenhem o que descobriram sobre o verão. E pra Séries Iniciais convido-os a produzirem palavras ou textos, sobre o que mais gostam de fazer no verão.
2. Roupa certa
Objetivos: atenção, classificação, agilidade motor e de pensamento, trabalho em equipe, coordenação, tipos de vestimentas.
Material: mudas de roupas de verão e inverno (pode-se pedir para as crianças trazerem).
Atividade: dividir a turma em dois ou três grupos. Espalhe todas as roupas longe das crianças. Em cada grupo uma criança será a modelo. Ao sinal da professora as outras crianças devem buscar apenas as roupas de verão e vestir o colega modelo. Ganha o grupo que conseguir vestir mais peças de roupas no colega sem errar o tipo de roupa.
Para Ed. Infantil faça uma contagem oral das peças de roupas. Para Séries Iniciais faça um relatório escrito, no qual as crianças devem responder quantas peças a mais uma determinada equipe conseguiu, quantas roupas sobraram no chão…. (invente várias questões matemáticas a serem respondidas conforme o nível de sua turma).
3. Caminho de pegadas molhadas
Objetivos: coordenação motora, equilíbrio, se por no lugar do outro, percepção, hora ser líder e hora ser seguidor, noção de tamanho e distância.
Material: bacias grandes com água e um chão que ao ser molhado apareça às marcas de água.
Atividade: forme filas de crianças, deixe uma bacia com água à frente de cada fila. A primeira criança da fila deve pisar descalça na água e ir marcando com suas pegadas molhadas o caminho que desejar. As crianças de trás devem molhar seus pés e pisar exatamente no mesmo lugar que o líder. Após vá trocando o líder. E ao final deixe as crianças pisarem na água e brincarem livremente fazendo seus caminhos.
Aproveite os momentos das pegadas sobrepostas para ir questionando os tamanhos dos pés, se são iguais ou não.
4. Pescaria de colher
Objetivos: coordenação fina, concentração, contagem, paciência por esperar sua vez.
Materiais: bacia com água, colheres, ovos ou bolinhas\bolitas.
Atividade: Um grupo de crianças igual ao número de colheres senta-se ao redor da bacia. Com a colher deve tirar as bolinhas ou ovos de dentro da bacia cheia de água. Depois de um tempo determinado se faz a contagem de quantas bolinhas cada criança conseguiu pegar.
Para Séries Iniciais faça também um relatório escrito sobre o resultado da brincadeira. Pode-se construir um gráfico com o nome das crianças e a quantidade de bolinhas pegas e fazer perguntas referentes a essa. (Dicas para trabalhar gráficos, AQUI).
5. Movimento Corporal
Objetivos: autopercepção corporal, observação de movimentos do corpo, coordenação, trabalhar dentro e fora, refrescar, percepção viso-motor, desenvolvimento artístico.
Material: mangueira, parede que fique a marca da água, crianças com roupas de banho.
Atividade: Peça para as crianças se encostarem-se à parede fazendo com o corpo a pose que desejarem. Molhe as crianças com a mangueira (para evitar que a água atinja o rosto das crianças, peça para elas ficarem com o rosto virado para a parede). Depois de molhar a criança diga para elas se afastarem da parede.
Elas irão observar que a água fez o contorno de seus corpos. Brinque com as crianças, desafiando umas as outras a imitarem o movimento do colega, indo para a parede e tentando reposicionar seus membros igual à imagem na parede. Depois deixe as crianças brincarem com a mangueira.
Para Séries Iniciais pode-se desafiar as crianças a reproduzirem as formas da parede em desenho.
Mais atividades sobre Verão AQUI,
Algumas brincadeiras com água para essa época:
Deseja mais projetos pedagógicos completos para Ed. Infantil com os códigos da BNCC? Entre em nossa lojinha para ver mais.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti
Obrigada! Gostei muito do projeto, vou aproveitar bem.
Fico feliz. <3
Agradeço a atenção de vcs terem me enviado este e mail. Gostei muito da ideia e do projeto!!!!Parabéns!!!!
Obrigada pelo carinho.
O projeto é excelente! Obrigada!
Fico feliz que gostou. <3