brinquedo dos sentimentos

Fiz esse brinquedinho há algum tempo com meus alunos e eles amaram. Ficou simples, mas compartilho com vocês essa ideia. Pois é bem fácil de fazer a construção desse brinquedo para trabalhar com as crianças as expressões faciais e nomear os sentimentos. Este brinquedo auxilia no desenvolvimento da Competência Geral 8 (Autoconhecimento e autocuidado) da BNCC.

Objetivos principais BNCC:

  • Ed. Infantil: EO (EI01EO04, EI02EO4 e EI03EO1 e EI03EO4)
  • Ens. Fundamental: EF15LP05, EF15LP09,  EF15LP12 e EF15LP13)

Construção de brinquedo dos sentimentos:

Para fazer o brinquedo basta dois rolinhos de papel higiênico (um precisa ser um pouco mais grosso que o outro). Cole uma tira de papel branco em um e no outro recorte um círculo. Então coloque o com furo sobre o outro. Basta entregar para a criança fazer o desenho do corpo no rolinho de cima e no abaixo ir fazendo os rostinhos conforme gira o rolinho. Dá pra fazer de três a quatro rostos conforme o tamanho do corte.

 

Antes de produzir o brinquedo trabalhe com as crianças no espelho as expressões dos sentimentos. Em conjunto com a criança vá dizendo o nome de expressões faciais e as fazendo para a criança copiar. Assim fica mais fácil no momento de reproduzir o desenho das expressões e, mesmo assim, vá orientando a criança sobre a posição da boca e que outras características pode colocar para diferenciar uma emoção da outra.

Para as crianças da Educação Infantil depois de pronto o brinquedo deixe-as virar os rostinhos e os imitar novamente ou os nomear, também aproveite para ir perguntando situações que acontecem que as deixam com cada um daqueles sentimentos. Para as crianças bem pequenas, os bebês e crianças com dificuldades de perceberem os sentimentos (como Autistas) ao invés do desenho feito pela criança cole fotos das expressões faciais.

Para os alunos do Ensino Fundamental após brincarem com os rostinhos: imitando e nomeando as expressões faciais, proponha que façam frases sobre cada sentimento. Por exemplo: “Quando estamos felizes sorrimos.” E pequenos textos contando quais são seus medos, alegrias e tristezas.

Gostaram? Uma ideia bem simples que qualquer criança pode fazer em sala ou em casa.

 

atividades sentimentos

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: