Salve os peixes: Sequência didática cuidando do planeta

Essa sequência didática tem o objetivo de conscientizar as crianças da importância de cuidarmos do meio ambiente, principalmente da água ao não jogar lixo e esgoto usando de modo lúdico o tema Salve os peixes. Atividades que podem ser feitas na semana do meio ambiente, na semana da água ou para trabalhar animais aquáticos.

 

Salve a água e os peixes:

1) Introduza o assunto:

Traga histórias ou vídeos sobre a importância da cuidarmos da água e que falem de como os peixes sofrem com o lixo e químicos jogados na água (vídeos de animais que morreram comendo plásticos, animais mortos enrolados em rede ou lixos…). Escolha o material de acordo com a idade de seus alunos.

Algumas ideias de histórias e vídeos na Playlist do nosso canal do Youtube (AQUI).

 

2) Vamos limpar a água?

Objetivos gerais: Trabalhar a coordenação fina, estimular a imaginação e a noção de cuidado, paciência, interagir com líquidos e sólidos.

Objetivos BNCC:

  • Berçário: EI01CG05 – EI01ET02
  • Maternal: EI02CG05 – EI02ET03
  • Pré-escola: EI03CG05 – EI03ET03

brincadeira com água

 

Em uma bacia coloque alguns bichinhos aquáticos de plástico, pedacinhos de EVA ou bolinhas de isopor, encha de água. Diga para seus alunos que a água está poluída e eles precisam “salvar” os peixinhos do lixo. Entregue coadores ou peneiras para que eles peguem os EVAs/Isopor deixando a água limpa para os animais. Pode-se fazer com três crianças por vez ou tenha mais de uma bacia.

Para o bebês pode-se deixá-los apenas pegar o “lixo” com os dedinhos.

 

 

3) Solte os peixinhos:

Objetivos gerais: Trabalhar a coordenação fina, estimular a imaginação e a noção de cuidado, paciência.

Objetivos BNCC:

  • Berçário: EI01CG05 – EI01ET02
  • Maternal: EI02CG05 – EI02ET03
  • Pré-escola: EI03CG05 – EI03ET03

brincadeira de motricidade finaPegue animais aquáticos (pode ser brinquedos, forminhas de areia ou faça alguns peixes com papelão). Enrole um cordão nestes e diga para seus alunos que os animais estão presos no lixo ou nas redes e precisam ser salvos.

Deixe que desenrolem os animais, podendo ser enrolados novamente para que a brincadeira se repita. Depois pode-se colocar os animais livres dentro de uma bacia com água para eles brincarem e imaginarem.

Uma ideia legal é mostrar antes algum vídeo de pessoas que salvaram animais na praia que estivessem enrolados em redes ou algo semelhante, para perceberem que isso é mesmo um risco aos animais.

 

4) Resumo das aprendizagens:

Objetivos gerais: Sistematizar o aprendizado, desenvolvimento artístico, desenvolvimento do desenho e recorte, desenvolvimento da oralidade.

Objetivos BNCC:

  • Berçário: EI01TS02 – EI01ET01
  • Maternal: EI02TS02 – EI02CG05 – EI02EF04
  • Pré-escola: EI03TS02 – EI03CG05 – EI02EF01

cartaz de cuidado com a água

Questione as crianças o quê aprenderam nos vídeos e durante as brincadeiras e escreva suas falas (de dois anos em diante, para os bebês apenas acrescente uma frase sobre o tema).

Deixe que as crianças pintem com tinta o cartaz para fazer a água, depois eles podem pintar e recortar peixinhos para serem colados no cartaz, também podem desenhar os seus próprios peixinhos.

 

 

obs.: Veja nossos planos completos em nossa lojinha.

plano de aula sobre o meio ambiente

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: