Preparei uma sequência didática intitulada a borboleta e a lagarta, com objetivo de trabalhar os conceitos de ciclo de vida, transformações físicas e conhecimentos sobre a natureza.
Para essa sequência didática usei como base uma história que eu tinha na sala “A lagarta e a borboleta”. Sendo assim, essa proposta pode ser feita com qualquer história que fale sobre a metamorfose da borboleta.
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Ciências (EF02CI04 e EF03CI04, EF03CI05)
Ed. Infantil: ET (EI02ET02, EI02ET03 e EI03ET02, EI03ET03) e TS (EI02TS02, EI03TS02)
Etapas da sequência didática:
1) Conversar sobre a história e questionar os alunos se já viram borboletas, casulo, lagarta. Trazer material sobre a metamorfose da borboleta (fotos ou desenhos).
2) Se a turma for de alfabetização: questionar qual a primeira letra de Borboleta, Casulo e Lagarta. Eles podem ser desafiados a escreverem as palavras como acham que é. Também pode se trabalhar o número de sílabas (com palmas, como proposto na postagem de brincadeiras de alfabetização).
3) Construir a lagarta: Com caixa de ovos. Retire uma tira para cada lagarta. Deixe que pintem como desejarem. Com palitinhos fazer as antenas. O rosto pode ser feito com canetinha.
Abraços, Shana Conzatti
Confira nossos planos de aulas, jogos pedagógicos e e-books com atividades desde o berçário até o 5° ano do Ensino Fundamental alinhados à BNCC, AQUI. |
Me ajudou muito