Sequência Didática: A borboleta e a lagarta
Preparei uma sequência didática intitulada a borboleta e a lagarta, com objetivo de trabalhar os conceitos de ciclo de vida, transformações físicas e conhecimentos sobre a natureza.
Para essa sequência didática usei como base uma história que eu tinha na sala “A lagarta e a borboleta”. Sendo assim, essa proposta pode ser feita com qualquer história que fale sobre a metamorfose da borboleta.
Etapas da sequência didática:
1) Conversar sobre a história e questionar os alunos se já viram borboletas, casulo, lagarta. Trazer material sobre a metamorfose da borboleta (fotos ou desenhos).
2) Se a turma for de alfabetização: questionar qual a primeira letra de Borboleta, Casulo e Lagarta. Eles podem ser desafiados a escreverem as palavras como acham que é. Também pode se trabalhar o número de sílabas (com palmas, como proposto na postagem de brincadeiras de alfabetização).
3) Construir a lagarta: Com caixa de ovos. Retire uma tira para cada lagarta. Deixe que pintem como desejarem. Com palitinhos fazer as antenas. O rosto pode ser feito com canetinha.

Planos de aula e Projetos variados para Educação Infantil e Ensino Fundamental I com atividades incríveis e atualizadas para a BNCC, AQUI.
Deixe um comentário: