sequências recursivas

Atividades para trabalhar sequências recursivas alinhadas à BNCC para as crianças aprenderem os conceitos importantes matemáticos para conhecimentos posteriores.

 

Sequências recursivas: EF01MA10

 

OBJETIVOS:

  • Perceber o padrão das sequências recursivas
  • Conseguir completar as sequências quando pedido, usando de contagem simples e observação.
  • Trabalhar sequências recursivas com acréscimo de tempo
  • Transpor o aprendizado para a aplicação em sequências recursivas com números

 

COMO FAZER:

Material:

  • Tampinhas ou fichas de papel colorido
  • Quadro e giz

 

Desenvolvimento:

1) Mostre o cartão com a sequência recursiva e pergunte para seus aluno o quê tem de diferente do outro tipo de sequência, o quê acontece com os objetos? Há uma repetição? Qual o padrão? Quantos objetos aumentam em cada exemplo? E como aumentam? Tem uma organização?

2) Traga as tampinhas para seus alunos e sente com eles em roda. Monte algumas sequências recursivas e peça para eles completarem estas com as tampinhas até onde conseguirem.

 

3) Inicie contando a história matemática para seus alunos, desenhando no quadro o quê é dito e proponha que resolvam o problema. Após conversem sobre o resultado e explique a sequência recursiva acrescida do atributo tempo. Faça os outros dois desafios no quadro para que compreendam o conceito. Então lhes entregue a folha de atividade para sistematizarem ao tentarem fazer sozinhos, e depois colar no caderno.

 

História matemática 1:

Joana foi ao mercado três dias seguidos e comprou suco. No primeiro dia ela comprou 1 garrafa de suco, no segundo dia ela comprou 2 garrafas de suco e no terceiro dia ela comprou 3 garrafas de suco.

  • O quê aconteceu com a quantidade de suco comprada a cada dia?
  • É possível dizer quantos sucos tem dentro da geladeira de Joana após os três dias, sendo que ela não tomou nenhum ainda?

História matemática 2:

Carlos adora pirulitos. Ele foi ao mercado e comprou dois pirulitos. No outro dia ele comprou quatro pirulitos, pois iria dividir com os amigos. No dia seguinte a este ele comprou seis pirulitos.

  • Quantos pirulitos Carlos comprou no total de dias?
  • Quantos pirulitos ele foi comprando a mais a cada dia?
  • Desenhe no caderno como foi a distribuição de compras de pirulitos conforme os dias.

História matemática 3:

Maria tem uma fruteira. Na primeira semana ela vendeu 10 tomates. Na segunda semana ela vendeu 20 tomates e na terceira ela consegui vender 30 tomates, se suas vendas se manterem nessa mesma proporção quantos tomates ela venderá na quarta semana?

  • Desenho no quadro as vendas de tomates referentes as quatro semanas.
  • Quantos tomates ela vendou no total ao final do mês?

 

4) Monte sequências recursivas com números no quadro e desafie seus alunos a continuar. Depois faça algumas faltando elementos no meio da sequência para eles tentarem completar.

 

obs.: Essa atividade faz parte da apostila bimestral do 1° ano de nossa lojinha. 

apostilas de ensino fundamental 1° ano

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Dicas extras de jogos matemáticos:

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: