Atividades para trabalhar sequências recursivas alinhadas à BNCC para as crianças aprenderem os conceitos importantes matemáticos para conhecimentos posteriores.
Sequências recursivas: EF01MA10
OBJETIVOS:
- Perceber o padrão das sequências recursivas
- Conseguir completar as sequências quando pedido, usando de contagem simples e observação.
- Trabalhar sequências recursivas com acréscimo de tempo
- Transpor o aprendizado para a aplicação em sequências recursivas com números
COMO FAZER:
Material:
- Tampinhas ou fichas de papel colorido
- Quadro e giz
Desenvolvimento:
1) Mostre o cartão com a sequência recursiva e pergunte para seus aluno o quê tem de diferente do outro tipo de sequência, o quê acontece com os objetos? Há uma repetição? Qual o padrão? Quantos objetos aumentam em cada exemplo? E como aumentam? Tem uma organização?
2) Traga as tampinhas para seus alunos e sente com eles em roda. Monte algumas sequências recursivas e peça para eles completarem estas com as tampinhas até onde conseguirem.
3) Inicie contando a história matemática para seus alunos, desenhando no quadro o quê é dito e proponha que resolvam o problema. Após conversem sobre o resultado e explique a sequência recursiva acrescida do atributo tempo. Faça os outros dois desafios no quadro para que compreendam o conceito. Então lhes entregue a folha de atividade para sistematizarem ao tentarem fazer sozinhos, e depois colar no caderno.
História matemática 1:
Joana foi ao mercado três dias seguidos e comprou suco. No primeiro dia ela comprou 1 garrafa de suco, no segundo dia ela comprou 2 garrafas de suco e no terceiro dia ela comprou 3 garrafas de suco.
- O quê aconteceu com a quantidade de suco comprada a cada dia?
- É possível dizer quantos sucos tem dentro da geladeira de Joana após os três dias, sendo que ela não tomou nenhum ainda?
História matemática 2:
Carlos adora pirulitos. Ele foi ao mercado e comprou dois pirulitos. No outro dia ele comprou quatro pirulitos, pois iria dividir com os amigos. No dia seguinte a este ele comprou seis pirulitos.
- Quantos pirulitos Carlos comprou no total de dias?
- Quantos pirulitos ele foi comprando a mais a cada dia?
- Desenhe no caderno como foi a distribuição de compras de pirulitos conforme os dias.
História matemática 3:
Maria tem uma fruteira. Na primeira semana ela vendeu 10 tomates. Na segunda semana ela vendeu 20 tomates e na terceira ela consegui vender 30 tomates, se suas vendas se manterem nessa mesma proporção quantos tomates ela venderá na quarta semana?
- Desenho no quadro as vendas de tomates referentes as quatro semanas.
- Quantos tomates ela vendou no total ao final do mês?
4) Monte sequências recursivas com números no quadro e desafie seus alunos a continuar. Depois faça algumas faltando elementos no meio da sequência para eles tentarem completar.
obs.: Essa atividade faz parte da apostila bimestral do 1° ano de nossa lojinha.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Dicas extras de jogos matemáticos:
Abraços, Shana Conzatti