Educa Criança
Emília Tagarela

Emília Tagarela: Projeto de incentivo a leitura e histórias

Estamos na semana do Livro Nacional Infantil no qual Monteiro Lobato foi escolhido como representante. Sendo assim trago uma sequência didática sobre a personagem mais querida do Sítio do Pica-pau Amarelo: Emília. Esse projeto da Emília Tagarela é especialmente  para trabalhar o incentivo a leitura e a criação de histórias. Atividades elaboradas para o Ensino Fundamental, mas também podem ser adaptadas no formato oral para as Pré-escolas.

Emília Tagarela: projeto leitura

Para as crianças que estão iniciando sua alfabetização, faça as atividades de modo coletivo e oral. O projeto será baseado no texto modificado abaixo, retirado do vídeo: Musical do Sítio.

Emília Tagarela

Dizem que sou faladeira e também arteira.

Que falo pelos cotovelos, pelas orelhas e pelos joelhos.

Dizem que é uma coisa louca. Que falo mais que a boca.

Que sou uma matraca, e não consigo ficar calada.

Gosto de ouvir histórias, mas contar as minhas é muito melhor.

Se hoje sou uma boneca metida. Saiba o quê aconteceu:

Foi a danada da pílula que o Dr. Caramujo me deu.

(Viral do Sítio)

1. Apresentação do texto:

Objetivos: apreciar a leitura, perceber palavras conhecidas e desconhecidas, interpretação, ler em movimento, sonoridade silábica.

Como fazer: Peça para as crianças fecharem os olhos e leia o texto, assim eles apreciam a sonoridade. Depois converse sobre o que eles compreenderam do texto. Pode-se ir anotando no quadro o que as crianças vão destacando do texto. Após entregue a cópia do texto para cada criança, ou o escreva no quadro para ser trabalhado de modo coletivo.

Deixe que as crianças leiam novamente e sublinhem as palavras que não sabem o significado. Oralmente peça para as crianças relatarem quais palavras encontraram, depois conversem coletivamente em busca do significado. Se alguma criança sabe o que significa as expressões. Recorra ao dicionário para elucidar palavras que as crianças tenham ficado em dúvida. As crianças podem copiar em seus cadernos os significados encontrados.

Ao final, se desejar, coloque a música para as crianças ouvirem e dançarem. Elas podem fazer uma comparação das diferenças encontradas na música original e no texto. As palavras que forma trocadas, as frases que não se repetem… Faça uma análise das diferenças de quando escrevemos uma música e quando fazemos um poema.

2. Desmembrando o texto:

Objetivos: Separação de sílabas, rimas, noção de parte e todo, montagem de frases, sinônimos,  interpretação de frases, compreensão e interpretação.

Como fazer: Pegue palavras do texto para trabalhar a separação de sílabas, palavras para que as crianças encontrei sinônimos ou outras palavras que rimem. Pegue frases e peça para substituir palavras no masculino, aumentativo…. (utilize o conteúdo de acordo com o nível de sua turma).

3. Seja o autor:

Objetivos: Incentivo a criação de histórias, formação de palavras e frases, gosto pela escrita e leitura, autoestima, confiança e expor-se.

Como fazer: Relembre as crianças a parte do texto “Gosto de ouvir histórias, mas contar as minhas é muito melhor” e convide as crianças a criarem a história que desejarem usando palavras que rimem.

Ajude as crianças a corrigirem seus textos. Após deixe que elas apresentem seus textos aos colega ou lendo ou inventado uma melodia e cantando. Monte um livrinho coletivo com as histórias inventadas pelas crianças. Esse livrinho pode ser exposto em sala para homenagear os escritores ou use esse livrinho para iniciar o projeto da Sacola Viajante, veja o projeto AQUI.

Planos de aula e Projetos variados para Educação Infantil e Ensino Fundamental I com atividades incríveis e atualizadas para a BNCC, AQUI.

Gostaram?

Abraços, Shana Conzatti

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

comentários

Deixe um comentário:

%d blogueiros gostam disto: