Uma proposta pedagógica para trabalhar com nossos alunos sobre a evolução e os usos saudáveis das tecnologias e mídias sociais de acordo com a BNCC. Aproveitando também para unir gerações e fazer as crianças e adolescentes pensar em como a vida de seus pais e avós eram antes da internet.
Assim trago essa sequência didática para ser trabalhada com crianças a partir do 4° ano do fundamental até o ensino médio. Essa atividade faz parte de nosso e-book “Uma fada madrinha para minhas férias” que usa a literatura infanto-juvenil para incentivar o gosto pela leitura e a reflexão sobre temas adequado à idade.
Uso e evolução das tecnologias e mídias sociais:
Objetivos: Conversar sobre novas tecnologias e o quê de bom trouxeram para a sociedade, usos positivos para as redes sociais, aprender estratégias de uso das redes sociais e internet para estudos.
Objetivos principais BNCC:
Fundamental I: EF35LP18, EF04LP21
Fundamental II: EF67LP20, EF67LP22, EF67LP23, EF69LP30, EF69LP32, EF69LP38, EF69LP39, EF69LP41
Médio: EM13LP30, EM13LP32, EM13LP33, EM13LP34, EM13LP35
Desenvolvimento:
Momento 1: Proponha aos seus alunos que conversem com pais e avós para descobrirem como era a vida antes de ter internet. Eles podem levar perguntas pré-definidas ou deixe que seja uma conversa livre que eles irão transcrever depois.
Possíveis perguntas para a entrevista com pais e avós:
- Como as pessoas se conheciam antes da internet?
- Quando queríamos conversar com um amigo como era?
- Quando gostávamos de uma música ou filme como fazíamos para ver novamente?
- Podíamos escolher a hora e qual filme ou música ouvir?
- Como nos informávamos sobre as notícias diárias?
- Conte um pouco de como era antes de outras tecnologias que conhecemos como: celular, controle remoto?
Momento 2: A partir das entrevistas e textos trazidos converse com os alunos permitindo que eles comentem sobre as experiências antes da internet e curiosidades que descobriram.
Momento 3: Volte a sentar com seus alunos. Agora conversem sobre quais pontos positivos as novas tecnologias: celulares, internet, entre outro, trouxeram para nossa visa. Deixem que comentem o quê consideram positivo, vá anotando no quadro. Então, proponha que pesquisem na internet sobre os benefícios dessas tecnologias e juntem o quê encontraram com suas opiniões. Ao final, peça que escrevam uma redação contando sobre suas descobertas e se organizem para apresentar à turma.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti