uso das tecnologias na escola

Uma proposta pedagógica para trabalhar com nossos alunos sobre a evolução e os usos saudáveis das tecnologias e mídias sociais de acordo com a BNCC. Aproveitando também para unir gerações e fazer as crianças e adolescentes pensar em como a vida de seus pais e avós eram antes da internet.

Assim trago essa sequência didática para ser trabalhada com crianças a partir do 4° ano do fundamental até o ensino médio. Essa atividade faz parte de nosso e-book “Uma fada madrinha para minhas férias” que usa a literatura infanto-juvenil para incentivar o gosto pela leitura e a reflexão sobre temas adequado à idade.

Uso e evolução das tecnologias e mídias sociais:

Objetivos: Conversar sobre novas tecnologias e o quê de bom trouxeram para a sociedade, usos positivos para as redes sociais, aprender estratégias de uso das redes sociais e internet para estudos.

 

Objetivos principais BNCC:

Fundamental I: EF35LP18, EF04LP21

Fundamental II: EF67LP20, EF67LP22, EF67LP23, EF69LP30, EF69LP32, EF69LP38, EF69LP39, EF69LP41

Médio: EM13LP30, EM13LP32, EM13LP33, EM13LP34, EM13LP35

 

Desenvolvimento:

Momento 1: Proponha aos seus alunos que conversem com pais e avós para descobrirem como era a vida antes de ter internet. Eles podem levar perguntas pré-definidas ou deixe que seja uma conversa livre que eles irão transcrever depois.

 

Possíveis perguntas para a entrevista com pais e avós:

  1. Como as pessoas se conheciam antes da internet?
  2. Quando queríamos conversar com um amigo como era?
  3. Quando gostávamos de uma música ou filme como fazíamos para ver novamente?
  4. Podíamos escolher a hora e qual filme ou música ouvir?
  5. Como nos informávamos sobre as notícias diárias?
  6. Conte um pouco de como era antes de outras tecnologias que conhecemos como: celular, controle remoto?

 

Momento 2: A partir das entrevistas e textos trazidos converse com os alunos permitindo que eles comentem sobre as experiências antes da internet e curiosidades que descobriram.

Momento 3: Volte a sentar com seus alunos. Agora conversem sobre quais pontos positivos as novas tecnologias: celulares, internet, entre outro, trouxeram para nossa visa. Deixem que comentem o quê consideram positivo, vá anotando no quadro. Então, proponha que pesquisem na internet sobre os benefícios dessas tecnologias e juntem o quê encontraram com suas opiniões. Ao final, peça que escrevam uma redação contando sobre suas descobertas e se organizem para apresentar à turma.

 

atividades com mídias

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: