Ideias pedagógicas para introduzir os conteúdos de geografia referentes aos tipos de moradias, no ensino fundamental, de acordo com a BNCC.
Nossas moradias: EF01GE01 e EF01GE06
OBJETIVOS:
- Perceber que as moradias podem ser de diferentes estilos, materiais, tamanhos.
- Identificar os padrões de uma moradia (o quê tem no banheiro…)
- Refletir sobre a moradia como nosso lar
- Perceber que as diferenças tem relação com local da moradia, questões sociais e individuais.
COMO FAZER:
Material:
- Encartes de lojas com móveis/eletrodomésticos/construção
- Cartolina ou papel pardo
- Imagens de diferentes tipos de moradias
Desenvolvimento:
1) Mostre as imagens dos vários tipos de casa. Peça que falem sobre esses tipos: o quê possuem de diferente, quais são suas características. Se já viram todos esses tipos de casa? Quais tipos de moradias eles veem perto da escola ou onde moram? Como são as construções da redondeza? Há um estilo (são prédios, são casas de madeira, são casas em um estilo histórico…).
Questione por que as moradias são tão diferentes. Elas têm relação com o local em que estão? (sobre palafitas, ou ruas movimentadas…) e que outros fatores os tornam diferentes. Deixe que discutam suas hipóteses (se é por que cada família tem uma quantia de dinheiro, se é estilo….). Monitore as discussões para manterem o respeito e não humilharem quem tenha uma casa mais simples, o objetivo é perceber que as pessoas vivem de modos diferentes.
2) Peça que escolham uma imagem que mais se assemelhe a moradia em que moram, falando o porquê escolheram essa imagem. No que se parece com sua casa (por ser um prédio, ou por ser de madeira, ou pela cor…)
Entregue a folha para completarem as características de suas casas e depois desenharem como é a casa. Após deixe que apresentem para os colegas. E podem perceber o que as casas dos colegas têm em comum ou é muito diferente da sua.
Essa folha pode ser colada no caderno ou colada me um cartaz sobre as moradias da turma.
3) Recorte a cartolina ou o papel pardo em formato de casa e divida esse em quatro parte, e escreva no nome de cada parte (quarto, sala, cozinha e banheiro). Pergunte se na moradia deles tem essas partes da casa (algumas terão mais de uma da mesma e, talvez algumas a sala e cozinha sejam juntas ou outra modificação).
Comente que normalmente seguimos um padrão ao organizarmos a casa como o vaso sanitário ficar no banheiro e a geladeira na cozinha, ou a cama no quarto. Então entregue os encartes de lojas para seus alunos para recortam coisas de casa e colam no local mais adequado do cartaz, seja no espaço reservado para o quarto, a cozinha, o banheiro ou a sala.
Conforme eles vão escolhendo os lugares para fazerem a colagem, traga discussões com as crianças se algumas coisas podem estar em outros lugares, ou se na casa deles onde ficam. Por exemplo: a tv pode estar na sala, no quarto ou até mesmo na cozinha. Assim como em algumas casas a cama pode estar na sala (em forma de um sofá cama ou por ter uma visita…)
Ao final exponha o cartaz. Conforme o nível de escrita de sua turma pode-se pedir que escrevam no cartaz o nome de alguns objetos colados, tendo a professora como auxiliar para orientar como a palavra é formada.
obs.: Essa atividade faz parte da apostila bimestral do 1° ano de nossa lojinha.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti