dicas para usar o wattsapp na escola

As mídias sociais entraram no cotidiano escolar com força em 2021, e foi útil de muitas maneiras para proporcional a continuidade das aprendizagens. Por que afastar essa tecnologia novamente da escola? Vamos usá-la ao favor do professor e da aprendizagem dos alunos, principalmente do Ensino Fundamental e Médio. Indo ao encontro da Competência Geral 5 (Cultura digital) da BNCC.

Trago algumas dicas simples (que fazem parte do e-book: Mídias Digitais na sala de aula) relacionadas ao wattsapp e aplicativos semelhantes para engajarmos os alunos nas atividades de sala de aula e em casa.

 

Ideias para usar o Wattapp (e semelhantes) na escola:

Objetivos gerais BNCC: Promover interação entre os colegas, colegas e professor, ou responsáveis e professores. Desenvolver habilidades de expressar-se, debater e a comunicação escrita. Habilidades de leitura e escrita. Compreender regras de convivências nos meios digitais.

  • Fundamental I: EF15LP01, EF15LP13
  • Fundamental II: EF67LP11, EF69LP07, EF69LP12
  • Médio: EM13LP09, EM13LP10

 

Grupo da turma:

 

Como forma de potencializar a interação e organização quando trabalhamos com mídias digitais é importante que se tenha um grupo de cada turma em algum desses apps de comunicação. Um espaço para enviarem ao professor tarefas de casa (vídeos, textos, fotos) que podem ser compartilhados com os colegas.

Ao criar o grupo estabeleça regras e orientações de como será o uso:

  • O grupo será apenas para envio de material solicitado nas aulas e trocas entre os alunos e professores sobre as atividades e aprendizagens ou mais algum objetivo?
  • Para crianças menores faça um grupo de pais para envio das atividades e recados aos pais. Combine com os participantes que assuntos pessoais (reclamações, dúvidas individuais ou algum comentário extra) seja feito no privado com o professor.
  • Reforce com os participantes sobre as boas regras de convivência, de não debocharem ou acusarem atividades realizadas. Que ali é um lugar aprendizagem, então erros são aceitos.
  • Estabeleça um horário de respostas individuais e de envio de material, para que o professor não fique “escravo” tendo que responder e interagir em qualquer horário.
  • Para que o grupo não vire uma confusão, auxilie seus alunos a não compartilharem no grupo o quê for a parte das atividades (como bom dias, vídeos e mensagens motivacionais ou engraçadas).

 

Grupo de interação:

 

Para as crianças e adolescentes já alfabetizados além do grupo destinado a aprendizagens, pode-se fazer um grupo de interação livre, visando maior união da turma e desenvolvendo habilidades importantes de comunicação, argumentação, leitura e escrita.   Nesse grupo o professor entra apenas como moderador, deixando os alunos interagirem livremente enviando vídeos e conversando com os colegas. O professor está ali apenas para evitar que aconteçam desrespeitos ou situações constrangedoras. Sendo o grupo um ensaio “monitorado” de como agir diante do outro.

É possível que em turmas com pré-adolescentes e adolescentes criem grupos paralelos, entre amigos mais chegados, no qual o professor não terá acesso. Isso faz parte do processo individual e não temos como evitar, mas estabeleça algum veículo anônimo (como caixas na sala de aula) para que alunos que por ventura estejam sendo alvos de bullying nesses grupos paralelos possam denunciar. Para então, o professor realizar um trabalho mais firme de conscientização visando que no futuro aqueles indivíduos sejam mais conscientes e façam menos mal aos outros.

 

Grupo de discussão:

 

Conforme o conteúdo a ser trabalhado pode-se abrir grupos temporários de discussão. Por exemplo, ao trabalhar a interpretação de uma música ou uma informação história (como manchetes referentes a uma data específica) esse grupo temporário servirá para que as crianças compartilharem suas opiniões e materiais encontrados, tendo o professor como mediador dessa discussão. As postagens e escritos realizadas nesse grupo podem ser usadas como parte de avaliações.

Esses grupos montados temporariamente são ótimos para exercitar as capacidades de argumentação, oratória e respeito.

 

Dica extra:

 

atividades com mídias digitais

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: