Consciência Fonológica

Jogos para trabalhar a Consciência Fonológica

Trago algumas ideias de jogos para trabalhar a Consciência Fonológica.

Definição da Consciência Fonológica :

Consciência fonológica é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas. Considerada habilidade metalinguística de tomada de consciência das características formais da linguagem. (…) a consciência de que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas, ou seja, a frase pode ser segmentada em palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas e que palavras são constituídas por sequências de sons e fonemas representados por grafemas. (Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO)

 Jogo de Consciência Fonológica

Segue abaixo algumas ideias para desenvolver de modo lúdico a consciência Fonológica:

1. O que Disse?

Objetivos:
consciência fonológica, atenção.
Como fazer:
Desafie os alunos a descobrirem qual palavra foi dita, quando a professora fala
diferentes palavras sem produzir som.
Isso auxilia a criança a relacionar a articulação da boca às
letras. É importante para crianças pré-silábicas para que quando comecem a
pensar qual letra devem usar, saibam qual o som a representa.

 

Use palavras com R/RR, e M/N antes de P/B, pois esse tipo de
exercício facilita para a criança reconhecer como o som é diferente, sem ter
que decorar regras ortográficas.

2. Quantos Passos?

Objetivos: consciência fonológica, letramento, contar sílabas, separação de sílabas, estrutura de palavras,
oralidade, fonemas.
Como fazer:
Organize as crianças umas ao lado das outras. Se posicione no outro extremo da
sala/ginásio.
Cada criança deve perguntar: Quantos passos? A professora
responde dizendo uma palavra qualquer.
O número de sílabas ou de letras (deve ser previamente
combinado qual deles) será a quantidade de passos que a criança deve dar.
Assim por diante, outra criança pergunta o mesmo até
que alguma criança chegue à professora, sendo quem irá escolher agora as
palavras.

3. Bingo Fonoarticulatório

Objetivos: relação
entre som/letra, letra/som.
Material necessário:
– Cartelas divididas em seis com as letras escritas nos
quadradinhos.
– Fotos das crianças da turma falando cada fonema. (também é
possível encontrar as figuras já prontas na internet)
– Feijões ou outro marcador;
Regras: Cada
criança ganha uma cartela com as letras e os feijões para poder marcar a
cartela.
A professora, ou outra criança, retira uma cartela com a
foto de um fonema por vez e mostra aos outro.
As crianças devem procurar entre as letras de sua cartela se
alguma representa o mesmo fonema da foto. Se sim, ela coloca o feijão para
marcar.
Quando todas as palavras da cartela forem marcadas a criança
grita bingo e assim ganha o jogo.

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