atividades das boquinhas

Jogos para trabalhar a Consciência Fonológica

Trago algumas ideias de jogos para trabalhar a Consciência Fonológica.

Definição da Consciência Fonológica :

Consciência fonológica é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas. Considerada habilidade metalinguística de tomada de consciência das características formais da linguagem. (…) a consciência de que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas, ou seja, a frase pode ser segmentada em palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas e que palavras são constituídas por sequências de sons e fonemas representados por grafemas. (Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO)

Objetivos da BNCC: 

Ens. Fundamental: Português (EF01LP01 ao EF01LP08 e  EF02LP01 ao EF02LP06)

Ed. Infantil:  EF (EI02EFo9 e EI03EF09)

obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.

 Jogo de Consciência Fonológica

Segue abaixo algumas ideias para desenvolver de modo lúdico a consciência Fonológica:

1. O que Disse?

Objetivos: consciência fonológica, atenção.
Como fazer: Desafie os alunos a descobrirem qual palavra foi dita, quando a professora fala diferentes palavras sem produzir som. Isso auxilia a criança a relacionar a articulação da boca às letras. É importante para crianças pré-silábicas para que quando comecem a pensar qual letra devem usar, saibam qual o som a representa.
Use palavras com R/RR, e M/N antes de P/B, pois esse tipo de exercício facilita para a criança reconhecer como o som é diferente, sem ter que decorar regras ortográficas.

2. Quantos Passos?

Objetivos: consciência fonológica, letramento, contar sílabas, separação de sílabas, estrutura de palavras,
oralidade, fonemas.
Como fazer: Organize as crianças umas ao lado das outras. Se posicione no outro extremo da sala/ginásio.
Cada criança deve perguntar: Quantos passos? A professora responde dizendo uma palavra qualquer.
O número de sílabas ou de letras (deve ser previamente combinado qual deles) será a quantidade de passos que a criança deve dar. Assim por diante, outra criança pergunta o mesmo até que alguma criança chegue à professora, sendo quem irá escolher agora as palavras.

3. Bingo Fonoarticulatório

Objetivos: relação entre som/letra, letra/som.
Material necessário:
– Cartelas divididas em seis com as letras escritas nos quadradinhos.
– Fotos das crianças da turma falando cada fonema. (também é possível encontrar as figuras já prontas na internet)
– Feijões ou outro marcador;
Regras: Cada criança ganha uma cartela com as letras e os feijões para poder marcar a cartela. A professora, ou outra criança, retira uma cartela com a foto de um fonema por vez e mostra aos outro. As crianças devem procurar entre as letras de sua cartela se alguma representa o mesmo fonema da foto. Se sim, ela coloca o feijão para marcar.
Quando todas as palavras da cartela forem marcadas a criança grita bingo e assim ganha o jogo.
atividades de alfabetização

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BOTÃO EU QUERO

 

Ideia lúdica para trabalhar com letra inicial:

Abraços, Shana Conzatti

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