OLIMPÍADAS E PARALIMPÍADAS

Projeto: OLIMPÍADAS E PARALIMPÍADAS:

           E finalmente, está chegando a hora do Brasil ser sede  das Olimpíadas  ( de 05/08 à 21/08 ) e das Paralimpíadas ( de 07/ 09 à 18/09 ) , ambas na cidade do Rio de Janeiro, que será a primeira cidade sul-americana a ser sede de uma Olimpíada. Pensando nessa importância organizamos um projeto sobre as olimpíadas e paralimpíadas para vocês.
Obs.: Hoje não se escreve mais paraolimpíadas, e sim paralimpíadas, sem o  “ o “, mudança realizada, para equiparar a nossa escrita, à  de outros países de língua portuguesa.
           Nas Olimpíadas serão realizadas 306 provas, de 42 esportes diferentes, sendo que agora serão incluídos o golfe e o rugby, disputados por atletas de 60 países. Já nas Paralimpíadas, serão realizadas 528 provas, de 23 esportes, por atletas de 176 países.

Preparação para o projeto:

 Na maioria das escolas, os professores já começaram os projetos em torno desses assuntos, pois concordando ou não que o país seja a sede destas competições, não se pode duvidar que este tema incentiva que as crianças pratiquem mais esportes e aprendam sobre diferentes países.
Vou fazer aqui uma pequena observação, já que além dos professores mais experientes, também acessam o blog, os que estão começando ou estagiando, dependendo de pequenas alterações neste projeto, ele poderá ser aplicado desde crianças  até pré-adolescentes.
Exemplo:  Na atividade com mapa-mundi, professor(a) após falar sobre as Olimpíadas e Palimpíadas, mostrará para os menores o globo terrestre, e depois de explicações sobre como a terra é vista do alto, achará com eles onde fica o Brasil e a cidade do Rio de Janeiro. Mostrará que se esticássemos o globo, em uma folha, ficaria com a aparência de um mapa-mundi. Depois pode pedir para acharem onde fica o nosso país e pintar com uma das cores da bandeira do Brasil. Ainda salientar como se escreve a palavra Brasil: qual a letra inicial, quantas letras tem, letra final, número de sílabas, etc .
              Já para os maiores, eles poderão procurar na internet, jornais, revistas; curiosidades sobre eventos e os países que disputarão. Para fazer uma lista dos nomes dos países, colocar em ordem alfabética e procurar no mapa-mundi onde estão.
              As duas atividades do exemplo, promoveram a busca no globo e mapa, da localização, e escrita, mas cada uma de acordo com a faixa etária a serem aplicadas.

     Projeto: Olimpíadas e paralimpíadas:

              JUSTIFICATIVA

              Como estamos no Brasil sediando estes dois eventos mundiais, será proveitoso para os alunos terem um maior conhecimento sobre os países participantes, sua localização,  os hábitos e costumes de suas populações,  esportes envolvidos e outras curiosidades e também, sobre a história, início e evolução destes eventos .Levando os alunos a compreenderem melhor as diferenças e igualdades entre os povos, bem como que estes eventos além do esporte, também procuram primar pela ética.

               OBJETIVOS

               -Ter noções sobre o início dos Jogos Olímpicos na Grécia, bem como sua evolução histórica, e importância, até os dias atuais.
               – Identificar como, onde, quando e porque surgiram os Jogos Paralímpicos, bem como sua importância,
               – Fazer um paralelo entre os dois tipos de Jogos, quanto aos tipos de atletas e modalidades esportivas, bem como da ética que os rege.
               – Procurar saber mais sobre os países participantes, como: localização, bandeiras, hábitos, costumes das suas populações e outras curiosidades.
               – Valorizar os esportes, como promovedor de saúde e solidariedade, quando regido pela ética do espírito Olímpico.
              – Refletir sobre a importância da ética e da solidariedade para a vida em sociedade.
               – Promover socialização e respeito entre os alunos ao praticarem esportes e dentro e fora da sala de aula.

                METODOLOGIA

                 – Sondagem dos conhecimentos dos alunos sobre o assunto a ser estudado.  É interessante antes como introdução, ler e comentar algum artigo pertinente ao assunto ou mostrar algum vídeo, sobre isto.
                 – Observar o significado dos arcos, proposto pelo Barão Pierre de Coubertin na criação do Comitê Olímpico. Para os pequenos, pode-se ler o livro: A olimpíada das fadas de Emma Thomson, da Difusão Cultural do Livro. Então farão os desenhos dos jogos da olimpíada que as fadas realizaram. Ou fazer os arcos olímpicos e a tocha, usando materiais reciclados.
                 – Cada grupo escolherá  o nome de um país e o localizará no globo terrestre e no mapa-mundi. Depois fará um cartaz sobre ele, com o nome, bandeira, comidas e roupas típicas. Ou desenhos; e curiosidades que achar, para colocar na sala. Os maiores, poderão mostrar vídeos na internet sobre os países escolhidos.
                –  Cada grupo escolherá um esporte que goste, para pesquisar e falar sobre ele para os outros, além das vantagens para a saúde. Os pequenos, poderão fazer desenhos sobre os esportes participantes, que mais gostam e colocar os nomes. Cada grupo pode criar uma bandeira, onde será escrito o nome do esporte escolhido e um desenho que o represente.
                 – Pode-se fazer no pátio, jogos como corrida, salto em distância, corrida com obstáculos, e outros a escolha dos alunos. Se possível com a ajuda do professor de educação física.
                – Fazer um quadro comparativo, em forma de cartaz, das semelhanças e diferenças entre os dois tipos de jogos: Olímpicos e Paralímpicos.
                – Fazer o quadro de medalhas ganhas. No final dos jogos, ver quanto cada país ganhou e os que ganharam mais. Deve ser feito de tal maneira que possa ser atualizado diariamente.  Ao final dos Jogos, fazer um gráfico de barras com os 10 países com mais medalhas. E ver quantas o Brasil fez.  E se não ficou entre os dez primeiros, por que isto aconteceu ( ex falta de investimento  do governo nos atletas, dificuldades financeiras, etc)
                – Pesquisarem sobre os mascotes e o que representam, e também o que diz o  juramento Olímpico. E depois  refletirem no grupo, se na vida diária e na escola eles seguem as regras. Conversar sobre o que acontece se for quebrada as regras, e fazer comparação com a vida deles. Quais as consequências ao quebrar uma regra.

                     RECURSOS

                      Papel crepom, fitas e balões verdes, amarelos, azuis e brancos; fita gomada; canetinhas  coloridas; lápis; cartolinas, canetas; colas; tesouras; jornais com fotos e/ou textos sobre os Jogos, sucatas. Em caso de usar livros para introduzir o assunto durante a sondagem,  primeiro parágrafo da Metodologia , lembrar  de comprar, pegar na biblioteca ou conseguir com alguém antes do projeto começar; computador com internet.

                      AVALIAÇÃO

                     Será satisfatório, se o aluno participar das atividades propostas, fazendo o seu melhor, para contribuir com o bom andamento do projeto e do desenvolvimento  da turma.
                       Bom projeto, para quem for executar, boa Olimpíada e Paralimpíada!!!

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *