OLIMPÍADAS E PARALIMPÍADAS
           Nas Olimpíadas serão realizadas 306 provas, de 42 esportes diferentes, sendo que agora serão incluídos o golfe e o rugby, disputados por atletas de 60 países. Já nas Paralimpíadas, serão realizadas 528 provas, de 23 esportes, por atletas de 176 países.

Preparação para o projeto:

 Na maioria das escolas, os professores já começaram os projetos em torno desses assuntos, pois concordando ou não que o país seja a sede destas competições, não se pode duvidar que este tema incentiva que as crianças pratiquem mais esportes e aprendam sobre diferentes países.
Vou fazer aqui uma pequena observação, já que além dos professores mais experientes, também acessam o blog, os que estão começando ou estagiando, dependendo de pequenas alterações neste projeto, ele poderá ser aplicado desde crianças  até pré-adolescentes.
Exemplo:  Na atividade com mapa-mundi, professor(a) após falar sobre as Olimpíadas e Palimpíadas, mostrará para os menores o globo terrestre, e depois de explicações sobre como a terra é vista do alto, achará com eles onde fica o Brasil e a cidade do Rio de Janeiro. Mostrará que se esticássemos o globo, em uma folha, ficaria com a aparência de um mapa-mundi. Depois pode pedir para acharem onde fica o nosso país e pintar com uma das cores da bandeira do Brasil. Ainda salientar como se escreve a palavra Brasil: qual a letra inicial, quantas letras tem, letra final, número de sílabas, etc .
              Já para os maiores, eles poderão procurar na internet, jornais, revistas; curiosidades sobre eventos e os países que disputarão. Para fazer uma lista dos nomes dos países, colocar em ordem alfabética e procurar no mapa-mundi onde estão.
              As duas atividades do exemplo, promoveram a busca no globo e mapa, da localização, e escrita, mas cada uma de acordo com a faixa etária a serem aplicadas.

     Projeto: Olimpíadas e paralimpíadas:

              JUSTIFICATIVA

              Como estamos no Brasil sediando estes dois eventos mundiais, será proveitoso para os alunos terem um maior conhecimento sobre os países participantes, sua localização,  os hábitos e costumes de suas populações,  esportes envolvidos e outras curiosidades e também, sobre a história, início e evolução destes eventos .Levando os alunos a compreenderem melhor as diferenças e igualdades entre os povos, bem como que estes eventos além do esporte, também procuram primar pela ética.

Objetivos da BNCC: 

Ens. Fundamental: Ed. Física (EF12EF01 e EF35EF01)

Ed. Infantil:  CG (EI01CG02, EI01CG05 e EI02CGo3, EI02CGo5 e EI03CGo2, EI03CGo5)

obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.

               OBJETIVOS

               -Ter noções sobre o início dos Jogos Olímpicos na Grécia, bem como sua evolução histórica, e importância, até os dias atuais.
               – Identificar como, onde, quando e porque surgiram os Jogos Paralímpicos, bem como sua importância,
               – Fazer um paralelo entre os dois tipos de Jogos, quanto aos tipos de atletas e modalidades esportivas, bem como da ética que os rege.
               – Procurar saber mais sobre os países participantes, como: localização, bandeiras, hábitos, costumes das suas populações e outras curiosidades.
               – Valorizar os esportes, como promovedor de saúde e solidariedade, quando regido pela ética do espírito Olímpico.
              – Refletir sobre a importância da ética e da solidariedade para a vida em sociedade.
               – Promover socialização e respeito entre os alunos ao praticarem esportes e dentro e fora da sala de aula.

                METODOLOGIA

                 – Sondagem dos conhecimentos dos alunos sobre o assunto a ser estudado.  É interessante antes como introdução, ler e comentar algum artigo pertinente ao assunto ou mostrar algum vídeo, sobre isto.
                 – Observar o significado dos arcos, proposto pelo Barão Pierre de Coubertin na criação do Comitê Olímpico. Para os pequenos, pode-se ler o livro: A olimpíada das fadas de Emma Thomson, da Difusão Cultural do Livro. Então farão os desenhos dos jogos da olimpíada que as fadas realizaram. Ou fazer os arcos olímpicos e a tocha, usando materiais reciclados.
                 – Cada grupo escolherá  o nome de um país e o localizará no globo terrestre e no mapa-mundi. Depois fará um cartaz sobre ele, com o nome, bandeira, comidas e roupas típicas. Ou desenhos; e curiosidades que achar, para colocar na sala. Os maiores, poderão mostrar vídeos na internet sobre os países escolhidos.
                –  Cada grupo escolherá um esporte que goste, para pesquisar e falar sobre ele para os outros, além das vantagens para a saúde. Os pequenos, poderão fazer desenhos sobre os esportes participantes, que mais gostam e colocar os nomes. Cada grupo pode criar uma bandeira, onde será escrito o nome do esporte escolhido e um desenho que o represente.
                 – Pode-se fazer no pátio, jogos como corrida, salto em distância, corrida com obstáculos, e outros a escolha dos alunos. Se possível com a ajuda do professor de educação física.
                – Fazer um quadro comparativo, em forma de cartaz, das semelhanças e diferenças entre os dois tipos de jogos: Olímpicos e Paralímpicos.
                – Fazer o quadro de medalhas ganhas. No final dos jogos, ver quanto cada país ganhou e os que ganharam mais. Deve ser feito de tal maneira que possa ser atualizado diariamente.  Ao final dos Jogos, fazer um gráfico de barras com os 10 países com mais medalhas. E ver quantas o Brasil fez.  E se não ficou entre os dez primeiros, por que isto aconteceu ( ex falta de investimento  do governo nos atletas, dificuldades financeiras, etc)
                – Pesquisarem sobre os mascotes e o que representam, e também o que diz o  juramento Olímpico. E depois  refletirem no grupo, se na vida diária e na escola eles seguem as regras. Conversar sobre o que acontece se for quebrada as regras, e fazer comparação com a vida deles. Quais as consequências ao quebrar uma regra.

                     RECURSOS

                      Papel crepom, fitas e balões verdes, amarelos, azuis e brancos; fita gomada; canetinhas  coloridas; lápis; cartolinas, canetas; colas; tesouras; jornais com fotos e/ou textos sobre os Jogos, sucatas. Em caso de usar livros para introduzir o assunto durante a sondagem,  primeiro parágrafo da Metodologia , lembrar  de comprar, pegar na biblioteca ou conseguir com alguém antes do projeto começar; computador com internet.

                      AVALIAÇÃO

                     Será satisfatório, se o aluno participar das atividades propostas, fazendo o seu melhor, para contribuir com o bom andamento do projeto e do desenvolvimento  da turma.
                       Bom projeto, para quem for executar, boa Olimpíada e Paralimpíada!!!

Abraços, Lilian R .G. Conzatti

    Confira nossos planos de aulas, jogos pedagógicos e e-books com atividades desde o berçário até o 5° ano do Ensino Fundamental alinhados à BNCC, AQUI. 

 

Deixe um comentário: