Nem sempre lembramos de incluir os gráficos de preferência em nosso planejamento ao pensarmos nos conceitos matemáticos. Mas os gráficos são importantes estratégias para o aprendizado lógico-matemático que pode ser incluído desde o maternal (3 anos). Além de ser, ao contrário que muitos pensam, bem fáceis de construir.
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Matemática (EF01MA21 e EF02MA22 e EF03MA26, EF03MA27 e EF04MA27 e EF05MA24)
Ed. Infantil: ET (EI03ET08)
Objetivos dos gráficos de preferências:
- Contagem;
- Classificação;
- Noção de mais e menos;
- Visualização de quantidades;
- Expressar autonomia ao escolher;
- Compreender que existe diferenças entre os gostos dos colegas;
- Desenvolver a habilidades para ler informações matemáticas necessárias na vida escolar;
- Diferenciar linhas horizontais e verticais;
- Testar hipóteses;
- Desenvolver noção espacial no papel.
Como trabalhar em sala de aula com gráficos de preferências:
- Acrescente o gráfico durante a realização de projetos ou assuntos trabalhados. Podem ser realizados para se descobrir qual o próximo assunto a ser trabalhado ou quais as preferências das crianças em cima de um determinado assunto.
- Construa o gráfico juntamente com as crianças. Quanto mais simples, mais fácil para elas compreenderem.
- Escolha junto com as crianças quais serão as opções a serem escolhidas para serem postas no gráfico.
- Entregue papeis de tamanho igual para que cada criança os cole de acordo com a escolha que desejarem.
- Ao finalizar a montagem do gráfico, faça a contagem do resultado. Dê ênfase ao mostrar qual coluna ficou com mais ou com menos. Ajude as crianças a contarem e a chegarem em suas conclusões sobre o resultado.
Exemplo prático:
A imagem da postagem é de um gráfico construído durante o projeto sobre alimentação. As crianças, com 4 anos, começaram a conversar sobre quais frutas gostavam ou não.
A partir disso, foi montado o gráfico com as opções Melancia e Laranja (as frutas trazidas para o lanche). Como as crianças não leem foi feito os desenhos das frutas e explicado que cada criança iria votar na sua fruta preferida. Cada uma ganhou um papel e veio ao cartaz colá-lo na coluna da sua fruta preferida. Depois foi feita a contagem e conversa sobre as frutas.
O gráfico além dos conceitos matemáticos, abriu a possibilidades para discussões e curiosidades das crianças. Sobre quem gostava de tal fruta, se era possível fazer gráficos em outras situações, se um colega trocasse de lugar as colunas seriam iguais e daí o que acontecia?…
Registro do gráfico:
As crianças a partir de 3 anos já podem ser desafiadas a tentarem representar o resultado do gráfico com o desenho. Esse fechamento da atividades irá desenvolver a noção viso-motora, além da resolução de problemas. Pois a criança terá que encontrar uma forma de reproduzir o gráfico com as suas habilidades já adquiridas.
Espero que tenham gostado das dicas!
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti