ajudar na Alfabetização

3 Ideias para ajudar na Alfabetização

Trouxe aqui três ideias para ajudar na alfabetização com exclusividade para os leitores do blog.

3 ideias para ajudar na Alfabetização

Objetivos da BNCC: 

Ens. Fundamental: Português (EF01LP01 ao EF01LP08 e  EF02LP01 ao EF02LP06)

Ed. Infantil:  EF (EI02EFo9 e EI03EF09)

obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.

1. Crachás:

Objetivos: Reconhecer seu nome e os dos colegas, som/letra,
formação de palavras, noção de sílabas, construção de palavras.
Material necessário: Crachás com os nomes de todas as crianças da
turma.
Descrição da atividade: É importante na alfabetização começar com o
nome da criança, auxiliando na identidade.
Cada dia pode se trabalhar de
modo diferente e desafiador com os crachás.
– Colocar todos expostos e pedir
para a criança encontrar o seu entre os crachás. Ou o de outro colega.
– Pedir para as crianças
colocarem seus nomes sobre a letra inicial do alfabeto da sala.
– Incentivar que agrupem os
crachás em nomes que comecem ou terminem com a mesma letra.
– Além de servirem de apoio para
copiarem seu nome até que consigam escrever sozinhos.

2. Encartes de Lojas:

Objetivos: relacionar som/letra, reconhecer as diferentes escritas,
hipóteses de escrita e leitura, consciência silábica.
Material necessário: Diversos encartes de mercados e/ou lojas
diversas. Também pode ser rótulos retirados de alimentos e produtos usados
pelas próprias crianças.
Descrição da atividade: Pedir para as crianças recortarem diversos
produtos de encartes.
Depois em um cartaz, separar
essas figuras conforme as palavras iniciais.
Em um segundo momento, pode-se
trabalhar as partes de cada figura. Questionando:
– Quantas letras são encontradas
em cada figura?
– As vogais dessas figuras.
– As consoantes dessas figuras.
– Quantas vezes se abre a boca
para falar essas figuras (quantas sílabas).
– Bater palmas a cada sílaba.
– Que outras palavras têm as
mesmas letras que essas figuras?

3. Crie palavras:

Objetivos: Criar palavras, conhecimento de sílabas.
Exemplo: ESCREVA EM SEU CADERNO O MÁXIMO DE PALAVRAS QUE CONSEGUIR USANDO SÓ AS SÍLABAS:
CA
VA
TE
BE
SA
LA
Descrição da atividade: Uma atividade que pode ser feita no quadro
e copiada no caderno com facilidade.
Dê dez sílabas de opção, de
preferência aquelas sílabas que fazem parte de várias palavras.
Desafie os alunos a escreverem o
maior número de palavras apenas usando as sílabas apresentadas, podendo mudar
as sílabas de lugares para formarem novas palavras.
Depois pode ser feito uma lista
no quadro, no qual as crianças irão dizer as palavras que encontraram, deste
modo perceberão as várias possibilidades de palavras que ainda não haviam
pensado.
Variação:
Faça o mesmo exercício para turmas com o nível de
escrita mais avançada, solicitando que escrevam uma frase que contenha palavras
que comecem com aquelas sílabas.
atividades de alfabetização

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Ideias extras de alfabetização lúdica:

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: