Educa Criança
Atividades pedagógicas sobre famílias

Atividades pedagógicas sobre famílias: Cada um tem a sua.

Falar sobre a família da criança faz parte das diretrizes curriculares quando trabalhamos a identidade da criança. Assim trago algumas atividades pedagógicas sobre famílias.

Atividades pedagógicas sobre famílias:

  1. Peça para as crianças trazerem fotos de suas famílias. Use as fotos para conversar em roda com as crianças, sobre como é cada família. Se desejar monte um cartaz com as fotos.
  2. Cante músicas sobre o tema com sua turma. Não apenas para uma apresentação, mas com objetivos de incentivar a musicalidade e também reflexões se todas as famílias são iguais e o que é importante em um lar. (Segue algumas ideias de músicas, AQUI)
  3. Mande livros ou jogos que as crianças tenham que montar juntamente com sua família, como por exemplo fazerem um brinquedo de sucata.
  4. Faça trabalhos gráficos em que a criança deseje os membros de sua família do jeitinho que esta é, para os que escrevem que façam textos contando situações legais que passaram em família.

Duas ideias de atividades artísticas sobre família

Mobile da família:

Deixe a criança desenhar em uma folha os membros de sua família. Se desejar padronizar o tamanho, entregue várias folhas pequenas para a criança desejar cada membro.

Após recorte ao redor do desenho e cole-os no EVA ou papel pardo. Fure os desenhos e prenda com cordão em um retalho de EVA. Deixe a criança escrever algum recado para sua família ou escreva você. Esse mobile pode ser produzido de modo mais elaborado para lembrancinhas de festas da família.

Fantoches da Família Palito:

Entregue palitos de picolé, cola e papel crepom variado para que as crianças construam o fantoche de sua família. Deixe elas criarem as roupas, cabelos e rostos como desejarem. Podem também pintar os palitos com tinta para representar as diferentes cores de pele (essa etapa faça no dia anterior para a tinta estar seca na hora da customização da família).

Dobre um retângulo de papel pardo para montar um envelope, como na terceira foto, para guardarem os fantoches. As crianças podem decorar as costas do envelope como uma casinha.

Envie os fantoches para casa juntamente com alguma história em que as crianças irão ler com suas famílias ou solicite que seja escrito, em família, um texto para ser apresentado para os colegas.

Abraços, Shana Conzatti.

Receba as novidades, atividades e sorteios em seu e-mail:

https://www.planosdeaulaeprojetos.com.br/

comentários

Deixe um comentário:

%d blogueiros gostam disto: